Boa Vista é a capital do estado de Roraima, na região Norte do Brasil. É a única capital brasileira situada totalmente no Hemisfério Norte. É também a terceira capital com menor população; a estimativa do IBGE foi de 436.591 habitantes no ano de 2021, totalizando cerca de 65% do total da população do estado. O crescimento populacional da cidade está ligado à natalidade e à forte migração, especialmente de venezuelanos.
O surgimento de Boa Vista decorreu do povoamento ligado à fazenda Boa Vista do Rio Branco, no século XIX. No ano de 1926, o povoado recebeu o nome de Boa Vista, e, na década de 1940, passou a ser a capital do estado.
Seguindo o padrão das maiores cidades, a economia de Boa Vista está assentada no setor de serviços, com destaque para a atividade comercial. O planejamento urbanístico inspirado no formato de Paris é um marco do município.
Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Boa Vista
- 2 - Dados gerais de Boa Vista
- 3 - Mapa de Boa Vista
- 4 - Geografia de Boa Vista
- 5 - Demografia de Boa Vista
- 6 - Economia de Boa Vista
- 7 - Infraestrutura de Boa Vista
- 8 - Governo de Boa Vista
- 9 - História de Boa Vista
- 10 - Cultura de Boa Vista
Resumo sobre Boa Vista
-
Boa Vista é a capital do estado de Roraima, na região Norte do Brasil.
-
Com população estimada em 436.591 habitantes (IBGE, 2021) e área total de 5.687,037 km2, tem seu território situado no Hemisfério Norte.
-
Suas características geográficas mais marcantes são: clima tropical úmido, vegetações de Floresta Amazônica e de Cerrado, rica hidrografia, além do relevo plano, típico de regiões situadas em bacias fluviais.
-
Sua economia se apoia no setor terciário, isto é, no setor de serviços. Com destaque para o comércio, sua principal atividade econômica.
-
Sua demografia é marcada por crescimento, justificado pelas elevadas taxas de natalidade e pela recepção de imigrantes venezuelanos.
-
Surgiu com base na fazenda Boa Vista do Rio Branco, no século XIX. Em 1890, o povoado foi elevado à condição de vila, e, em 1926, passou a ser município, adotando o nome da antiga fazenda, Boa Vista. Com a criação do Território Federal de Roraima, em 1940, a cidade foi escolhida para ser a capital.
-
Entre 1944 e 1946, a cidade foi planejada, em formato radial, pelo engenheiro Darcy Aleixo Derenusson, que se inspirou no formato de Paris.
Dados gerais de Boa Vista
Gentílico: boa-vistense
Geografia de Boa Vista:
-
Área total: 5.687,037 km2
-
Altitude: 90 m
-
Fuso horário: Hora do Amazonas (UTC−4)
-
População total: 436.591 habitantes (estimativa IBGE, 2021)
-
Densidade demográfica: 76,8 hab./km2
-
Clima: tropical úmido
Histórico de Boa Vista:
-
Surgimento: povoamento com base na fazenda Boa Vista do Rio Branco, século XIX.
-
Estabeleceu-se como município em 1926.
-
Tornou-se capital de Roraima em 1940.
Localização de Boa Vista:
-
País: Brasil
-
Unidade federativa: Roraima – RR
-
Região intermediária: Boa Vista
-
Região imediata: Boa Vista
-
Região metropolitana: Boa Vista
-
Municípios limítrofes: Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Mucajaí, Normandia e Pacaraima.
Divisão Geográfica de Boa Vista:
Boa Vista é um município com quatro distritos: Boa Vista, Conceição do Maú, Depósito e Uraricoera.
Mapa de Boa Vista
Geografia de Boa Vista
Boa Vista é uma cidade na região Norte do Brasil. Sua posição geográfica lhe concede o título de única capital totalmente localizada no Hemisfério Norte, ou seja, seu território se encontra na porção norte em relação à Linha do Equador.
Seu crescimento territorial acompanha as margens do rio Branco. A cidade foi planejada entre os anos de 1944 e 1946, pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson, e seu formato em raios foi inspirado nas ruas e avenidas de Paris.
O clima de Boa Vista é o tropical úmido, caracterizado pelas elevadas temperaturas e pelos altos índices de chuvas, especialmente no verão. A temperatura média é de 28 ºC, e as chuvas superam os 1700 mm anualmente.
Duas vegetações são predominantes no território: Floresta Amazônica e Cerrado. Com relação à hidrografia, a presença de rios é um dos marcos geográficos da cidade. Seu crescimento territorial acompanha o curso do rio Branco, e ainda é banhada pelos rios Tacatu, Amajari, Cauamé e Uraricoera.
Em função de sua posição junto ao curso de vários rios, Boa Vista é uma cidade caracterizada pelas baixas altitudes, típicas de regiões em planícies fluviais.
Demografia de Boa Vista
A cidade concentra cerca de 65% de toda a população do estado de Roraima. Segundo estimativas do IBGE, em 2021, a capital possuía 436.591 habitantes.
Censo |
População |
1950 |
17.247 |
1960 |
26.168 |
1970 |
37.197 |
1980 |
69.627 |
1991 |
142.902 |
2000 |
200.383 |
2010 |
284.313 |
Estimativa 2021 |
436.591 |
Crescimento populacional de Boa Vista – IBGE
Embora seja uma das capitais estaduais com menor população (as capitais com menores populações são Vitória – ES e Palmas – TO), Boa Vista apresenta acelerado ritmo de crescimento demográfico, impulsionado pelas altas taxas de natalidade e imigração, especialmente de venezuelanos, desde o início da década de 2010, que fogem da crise em seu país.
Saiba mais: Imigração venezuelana no Brasil
Economia de Boa Vista
A economia da cidade apoia-se no setor de serviços, com destaque para o comércio, atividade que mais gera riquezas. O setor se completa com a oferta de serviços públicos, as riquezas produzidas pela própria administração pública e o turismo.
A atividade industrial e agropecuária participa de forma tímida na composição do PIB do município. Indústrias de alimentos e bebidas e produções agrícolas voltadas ao abastecimento de legumes e verduras se destacam na cidade.
→ Dados econômicos de Boa Vista
-
Produto Interno Bruto (PIB): R$ 8.112.334,39 (IBGE, 2016)
-
PIB per capita: R$ 26.482,05 (IBGE, 2019)
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,752 (2010)
Infraestrutura de Boa Vista
A infraestrutura de Boa Vista é marcada pela insatisfação da população em relação ao transporte público devido à insuficiência de ônibus para a integração dos bairros. Mesmo o setor de transporte público recebendo mais investimentos financeiros ao longo da última década, ainda não resolveram-se os problemas de mobilidade. A prefeitura da cidade proíbe o uso de mototáxis e micro-ônibus particulares.
O aeroporto internacional da cidade, Atlas Brasil Catanhede, recebe voos diretos, especialmente da capital federal, Brasília. O meio de transporte mais utilizado é o rodoviário, que liga Boa Vista aos demais municípios do estado e a outros países: Guiana e Venezuela. Não existe oferta de transporte ferroviário na cidade, e o uso de embarcações para o transporte fluvial é cada vez menor.
A cidade concentra a maioria das instituições de ensino do estado e é a sede da Universidade Federal de Roraima.
Veja, a seguir, outros dados relacionados à infraestrutura de Boa Vista:
-
54,1% da população contam com rede de tratamento de esgoto (IBGE, 2010).
-
4482 moradores vivem em áreas de risco (IBGE, 2010).
-
96,6% da população são escolarizados, com idade entre seis e 14 anos (IBGE, 2010).
Leia também: Manaus — dados gerais da capital do estado do Amazonas
Governo de Boa Vista
Seguindo o padrão de governo instituído no Brasil, Boa Vista é governada por prefeito(a) eleito(a) pelo voto popular. O Poder Legislativo da cidade é constituído por 23 vereadores(as), também escolhidos(as) pelo voto direto.
História de Boa Vista
Boa Vista teve sua origem com base na sede de uma fazenda no século XIX. A fazenda, chamada Boa Vista do Rio Branco, deu origem a um pequeno povoado, a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo, que, durante um bom tempo, foi o único povoado em toda a região do alto rio Branco.
Em 1890, o povoado foi elevado à condição de vila, e, em 1926, passou a ser município, adotando o nome da antiga fazenda, Boa Vista. Com a criação do Território Federal de Roraima, em 1940, a cidade foi escolhida para ser a capital.
Cultura de Boa Vista
A vida cultural de Boa Vista é diversificada e amplamente ligada aos costumes indígenas, da população original e dos nordestinos, em função da grande influência dos migrantes provenientes da região Nordeste. A infraestrutura cultural conta com serviços comuns a grandes cidades, como culinária típica, museus e centros artísticos.
O turismo, embora seja uma atividade de pouco destaque na cidade, é praticado em função dos aspectos naturais. São destaques:
-
Orla Taumanan: consiste em uma ampla área, às margens do Rio Branco, que funciona como um espaço de recreação e um mirante, de onde é possível contemplar o rio e seus arredores. Conta com diversas atrações, que fazem dela o principal ponto de encontro e de lazer da cidade.
-
Praça das Águas: foi construída em 2000, e desde então se transformou num dos principais pontos turísticos de Boa Vista, e, para os moradores, é um dos mais agradáveis locais de encontro e lazer.
-
Mercado Municipal São Francisco: com décadas de existência, esse mercado se tornou um dos lugares mais frequentados por moradores, e também um dos pontos turísticos de Boa Vista.