O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que, assim como o FMI, foi criado em 1944 pela Conferência de Bretton Woods. Sua orientação inicial era a de contribuir financeiramente para a reconstrução dos países, sobretudo os europeus, devastados pela Segunda Grande Guerra. Tempos depois, os seus objetivos passaram a ser a promoção do desenvolvimento da América Latina, África e Ásia. Ele está oficialmente subordinado à Organização das Nações Unidas, embora tenha a sua própria autonomia.
Além de fornecer empréstimos e ajudar na reconstrução humanitária dos países, o BM também atua na questão ambiental, direcionando verba e ações de combate à emissão de poluentes e de preservação do meio ambiente em todo mundo.
Sede do Banco Mundial, em Washington, EUA. ¹
Existem diferenças em relação às expressões “Grupo do Banco Mundial” e “Banco Mundial”. O primeiro tem como instituições-membros o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), a Associação de Desenvolvimento Internacional (ADI), a Sociedade Financeira Internacional (SFI), a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA) e o Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (ICSID). O segundo é composto apenas pelos dois primeiros, que são considerados as duas instituições mais importantes do grupo.
O BIRD atua na retirada de empréstimos junto às nações mais ricas do planeta e empresta esse montante a juros mais altos para nações subdesenvolvidas. Os lucros gerados pelo pagamento das dívidas por parte dos países periféricos é mais que suficiente para a manutenção dos custos e geração de lucros exorbitantes, geralmente repassados aos Estados Unidos, principal mantenedor do órgão.
Assim como o BIRD, a ADI também realiza empréstimos direcionados a países pobres, no entanto os juros são mais baixos e o pagamento deve ser realizado em longo prazo. Em 2001, os países do G-8 (sete países mais ricos somados à Rússia) avaliaram o perdão de parte da dívida de países pobres contraída em razão de empréstimos retirados da ADI, o que acabou não ocorrendo.
Críticas ao Banco Mundial
O Banco Mundial recebe sucessivas críticas quanto à sua estrutura, conduta e objetivos. A principal delas refere-se ao domínio dos Estados Unidos, uma vez que todos os seus presidentes foram norte-americanos e, coincidentemente ou não, o país é o que mais investe e mais arrecada com os lucros dessa organização. Por isso, a entidade é frequentemente acusada de servir apenas aos interesses estadunidenses.
Além disso, algumas avaliações afirmam que as principais reconstruções prometidas pelo BM direcionaram-se preferencialmente aos países europeus, de forma que a atuação nos países pobres não é a mesma. Os principais fatores apontados pelos críticos do órgão pelos resultados ineficientes na ajuda aos países pobres são supostos casos de corrupção envolvendo grandes empresas e o próprio Banco Mundial, que colaboraria para a realização de lavagens de dinheiro camufladas em ações sociais empreendidas com o apoio do próprio banco.
_____________________
¹ Créditos da imagem: Shiny Things