Situado na Região Nordeste, o território de Pernambuco possui extensão de 98.146,315 quilômetros quadrados, o que corresponde a 1,15% da área total do Brasil. Sua população é de 8.796.448 habitantes, que estão distribuídos em 185 municípios, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Pernambuco limita-se ao norte com a Paraíba e Ceará, a oeste com o Piauí, ao sul com a Bahia e Alagoas, além de ser banhado a leste pelo Oceano Atlântico. Seu território ocupa três sub-regiões do Nordeste – Sertão, Agreste e Zona da Mata –, fato que proporciona uma diversidade de clima e da cobertura vegetal.
No litoral, o clima predominante é o tropical atlântico; já o interior do estado recebe influência do clima semiárido. As áreas litorâneas apresentam índice pluviométrico (chuvas) de 1.500 mm. Em contrapartida, as regiões cujo clima é o semiárido registram índice pluviométrico de no máximo 600 mm ao ano, com longos períodos de seca, em especial na área conhecida como Polígono da Seca.
Assim como o clima, os biomas também variam conforme cada região do estado. A vegetação mais abundante na Zona da Mata é a floresta tropical (bastante devastada), além dos mangues litorâneos. Já no Agreste e no Sertão, a cobertura vegetal predominante é a caatinga, típica de clima semiárido.
O relevo pernambucano é caracterizado por planícies litorâneas com várzeas e lagos, planalto na porção central e depressões a oeste e a leste. Cerca de 75% do território não ultrapassa os 600 metros de altitude, sendo que o ponto mais elevado está localizado na Serra da Boa Vista, com 1.195 metros acima do nível do mar.
Entre os principais rios que compõem a rede hidrográfica estão o Capibaribe, Beberibe, Jaboatão, Ipojuca, Moxotó, Verde, Pajeú, Uma e São Francisco, que é de extrema importância para realização das atividades agropecuárias em Pernambuco.