Com extensão territorial de 564.830,859 quilômetros quadrados, a Bahia é o maior estado da Região Nordeste e o quinto maior do país, correspondendo a 6,63% da área total do Brasil. Possui 417 municípios, sendo que a capital é a cidade de Salvador. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população baiana é formada por 14.016.906 habitantes.
A Bahia é o estado que apresenta o maior número de fronteiras no Brasil. Seu território limita-se ao norte com Piauí e Pernambuco, a nordeste com Alagoas e Sergipe, a sudeste com Espírito Santo, ao sul com Minas Gerais, a sudoeste com Goiás e a oeste com Tocantins, além de ser banhado a leste pelo Oceano Atlântico – possui o maior litoral do país, com aproximadamente 900 quilômetros.
O relevo estadual é marcado por planície litorânea, depressão ao norte e a oeste, planície no centro, além de chapadas (Chapada Diamantina) e chapadões. A altitude média é de cerca de 200 metros, e o ponto mais elevado situa-se na Serra do Barbado: 2.033 metros acima do nível do mar.
O clima predominante é o tropical, com temperaturas elevadas durante grande parte do ano – a temperatura média gira em torno de 29 °C. Na Serra do Espinhaço, porém, as temperaturas são mais amenas. Já a região do sertão apresenta clima semiárido, caracterizado por longos períodos de seca.
A vegetação é bastante diversificada, composta por floresta tropical, mangues litorâneos, caatinga e cerrado. A caatinga está presente na região semiárida, ocupando a maior parte do território baiano. O cerrado é encontrado na porção oeste e a floresta tropical, bastante devastada, no sudeste.
A rede hidrográfica é formada por vários rios, com destaque para o São Francisco, que é de grande importância para a população local. Outros rios do estado são o Brumado, Capivari, Carinhanha, de Contas, Grande, Itapecuru, Jacuípe, Jequitinhonha, Pardo, Paraguaçu, Paramirim, etc.