O Acre é um estado brasileiro localizado na Região Norte do país. Sua área, cuja extensão é de 164.122,280 quilômetros quadrados, corresponde a 1,79% do território nacional – é o 15° maior estado do Brasil. Está dividido em 22 municípios, sendo que a capital é a cidade de Rio Branco. A população é composta por 733.559 habitantes.
Limita-se ao norte com o Amazonas, em um pequeno trecho a leste com Rondônia, a sudeste com a Bolívia e ao sul e a oeste com o Peru. Localizada no Acre, a nascente do Rio Moa, na Serra da Contamana (também chamada de Serra do Divisor), é o limite oeste do Brasil, fazendo fronteira com o Peru.
O relevo estadual é caracterizado por depressão amazônica na maior parte, planície amazônica ao norte e planalto rebaixado da Amazônia Ocidental, que consiste nas áreas alagadiças e lagos. A altitude média é de aproximadamente 200 metros, e o ponto mais elevado é a Serra do Divisor, com 609 metros acima do nível do mar.
O clima predominante é o equatorial amazônico, com umidade relativa do ar bastante elevada, podendo atingir até 90%. As temperaturas médias anuais variam entre 24,5 °C e 32 °C. As precipitações pluviométricas (chuvas) são intensas entre os meses de novembro a abril; já o período de seca tem início no mês de maio e se estende até outubro. Os índices pluviométricos variam de 1.600 mm/ano a 2.750 mm/ano.
A Floresta Amazônica é a principal cobertura vegetal do Acre, apresentando grande biodiversidade. Nesse estado, ela pode ser classificada em três regiões fitoecológicas distintas: Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Aberta e Campinarana.
A rede hidrográfica é composta pelos seguintes rios: Acre, Acuriá, Caeté, Envira, Gregório, Iaco, Juruá, Moa, Muru, Natal, Ouro Preto, Parati, Purus, Tarauacá, Tejo, Xapuri, entre outros.