Um arquipélago é um conjunto de ilhas espalhadas em um corpo d'água. Normalmente, esse corpo d'água é um oceano, mas também pode ser um lago ou rio. Essas ilhas estão próximas umas das outras e possuem a mesma formação e estrutura.
Arquipélagos geralmente ocorrem em mar aberto e são pouco comuns próximo ao continente. A formação dos arquipélagos pode ter origens distintas, como veremos a seguir, embora a maior parte tenha sido formada por atividade vulcânica, resultado do movimento das placas tectônicas.
Tipos de arquipélagos
-
Arquipélagos vulcânicos – Existem diversos vulcões submersos nos oceanos. Esses vulcões do fundo do mar entram em erupção e, ao longo de milhões de anos, expelem lava, que se acumula e, ao ultrapassar a linha da água, forma as ilhas. A maior parte das ilhas e arquipélagos é de origem vulcânica. Exemplos de arquipélagos vulcânicos são: O arquipélago do Havaí, Japão, Indonésia e Açores, em Portugal.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Arquipélagos continentais – Resultam também de movimentação tectônica, mas, nesse caso, uma parte ou partes do continente soltaram-se por causa da movimentação das placas tectônicas. Essas partes desprendidas do continente formam um novo conjunto de ilhas. Em virtude da formação, estão geralmente próximas ao continente que as originou.
-
Arquipélagos coralinos – Esse tipo de formação é menos comum, pois o conjunto de ilhas é formado quando recifes de corais fixam-se sobre rochas submersas. Os atóis (ilhas de forma circular) e recifes de corais são encontrados nas rochas de áreas oceânicas onde a temperatura da água é superior a 20ºC. Nessas rochas, os corais depositam os seus esqueletos e dão origem às chamadas rochas coralíneas.
Os principais arquipélagos são:
-
Indonésia
-
Japão
-
Filipinas
-
Nova Zelândia
-
Maldivas
-
lhas Britânicas
-
Bahamas
-
Grécia
-
Havaí
-
Açores
-
Nova York