Aracaju é um município brasileiro, capital do estado de Sergipe. Sendo a menor das capitais do Nordeste, conta com população de 672.614 habitantes (IBGE 2021). Fundada em 1855, foi a segunda capital planejada de um estado brasileiro, seguindo um admirável padrão geométrico, inovador para a época.
Uma característica marcante de Aracaju é seu reconhecimento como uma cidade de bons hábitos de vida. Infraestrutura para uso de bicicletas, menor desigualdade socioeconômica entre as capitais nordestinas e baixo custo de vida contribuem para a manutenção do título de “cidade onde se vive bem”.
Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Aracaju
- 2 - Dados gerais de Aracaju
- 3 - História de Aracaju
- 4 - Geografia de Aracaju
- 5 - Economia de Aracaju
- 6 - Infraestrutura de Aracaju
- 7 - Demografia de Aracaju
- 8 - Governo de Aracaju
- 9 - Cultura de Aracaju
Resumo sobre Aracaju
-
Aracaju é o município sede do governo de Sergipe, cidade planejada para ser a capital, fundada em 1855.
-
Foi estabelecida no litoral a fim de favorecer o comércio marítimo de açúcar durante a colonização.
-
Segundo estimativas do IBGE, em 2021 a população era de 672.614 habitantes. O ritmo de crescimento populacional é rápido e supera a média nacional.
-
Por ser uma cidade de relativa extensão territorial, a densidade demográfica é elevada: 3.698,6 hab./km².
-
Aracaju tem mais de 42% de participação no Produto Interno Bruto do estado de Sergipe. Seu PIB é dividido pelo setor de serviços (65%), pela administração pública (19%) e pela indústria (16%).
-
O comércio e o turismo são as atividades econômicas do setor terciário que mais contribuem para a composição do PIB municipal.
-
Os aspectos naturais marcantes de Aracaju são o clima tropical litorâneo, com altas temperaturas e umidade; a vegetação de floresta tropical e manguezais, amplamente devastados em função do crescimento da cidade; e a ampla rede hidrográfica, com destaque para o rio Sergipe.
-
Sua cultura é marcada pela influência africana, desdobrando-se em festejos e comemorações folclóricas e religiosas.
-
Aracaju apresenta os menores índices de desigualdade considerando as capitais nordestinas.
Dados gerais de Aracaju
-
Gentílico: aracajuano.
-
Área total: 182,163 km² (2021).
-
Altitude: 4 m.
-
Fuso horário: hora de Brasília (UTC−3).
-
População total: 672.614 habitantes (IBGE 2021).
-
Densidade demográfica: 3.698,6 hab./km².
-
Clima: tropical litorâneo.
-
Localização de Aracaju:
-
País: Brasil.
-
Unidade federativa: Sergipe / SE.
-
Região intermediária: Aracaju.
-
Região imediata: Aracaju.
-
Região metropolitana: Aracaju.
-
Municípios limítrofes: Barra dos Coqueiros, Itaporanga d’Ajuda, Nossa Senhora do Socorro, Santo Amaro das Brotas e São Cristóvão.
-
-
Divisão geográfica de Aracaju: o município é um distrito único, formado oficialmente por 39 bairros.
História de Aracaju
Aracaju é uma cidade planejada, fundada em 1855. Sua construção foi estabelecida para receber a capital administrativa do estado de Sergipe.
A inovação do projeto arquitetônico chama a atenção até os dias atuais: as ruas foram planejadas geometricamente como um tabuleiro de xadrez para encontrarem o rio Sergipe. O responsável pelo projeto foi o engenheiro Sebastião José Basílio Pirro.
Inicialmente, Aracaju era um povoado de pescadores dentro da sesmaria doada a Pero Gonçalves em 1602. A capital de Sergipe era São Cristóvão, mas a necessidade de transferência da capital para o litoral se tornou crescente com o passar do tempo, a fim de favorecer o comércio marítimo.
Assim, no dia 17 de março de 1855, Inácio Joaquim Barbosa apresentou o projeto de elevação do povoado de Santo Antônio de Aracaju à categoria de cidade e transferência da capital da província para essa nova cidade, que foi chamada simplesmente de Aracaju. A nova localização da capital beneficiaria o escoamento da produção principalmente açucareira da época, além de representar um local mais adequado para a sede do governo, considerando o desenvolvimento futuro.
Leia também: Salvador — dados gerais da primeira capital do Brasil
Geografia de Aracaju
Aracaju é uma cidade localizada ao nível do mar. Por isso, apresenta baixa altitude, que varia de 0 a 100 m, apenas. As planícies são as estruturas básicas que compõem o relevo e favorecem o deslocamento das pessoas por bicicleta, um dos símbolos estruturais de Aracaju.
O clima é o tropical litorâneo, caracterizado pelas elevadas temperaturas e alta umidade. Entre os meses de maio e agosto, as chuvas são mais constantes.
A vegetação original de Aracaju é o manguezal, que foi parcialmente retirado em função do crescimento espacial da cidade. Floresta tropical é uma vegetação original que também surge em Aracaju.
Além do litoral, a presença do rio Sergipe é uma marca geográfica da cidade. É um importante elemento de ligação com outros municípios do estado. O rio Vaza-Barris, outro rio de destaque, banha a porção sul da cidade.
Economia de Aracaju
Aracaju tem mais de 42% de participação no PIB do estado de Sergipe. O PIB de Aracaju é dividido em 65% do setor de serviços, 19% da administração pública e 16% da indústria.
O comércio é a atividade do setor terciário que mais contribui na composição do PIB municipal e que mais gera empregos, seguido pelo turismo. A atividade industrial é uma das mais antigas da cidade e se caracteriza pela diversidade de produção.
-
Dados econômicos de Aracaju
-
PIB: R$ 16.498.482,10 (IBGE 2016).
-
PIB per capita: R$ 25.717,68 (IBGE 2016).
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,770.
-
Infraestrutura de Aracaju
Um dos aspectos mais deficientes da infraestrutura de Aracaju é a segurança pública. A cidade figura entre as capitais mais violentas do Brasil, com altas taxas de homicídios.
O saneamento básico da capital abarca 99,1% da população com acesso à água tratada, 35% de esgoto tratado e 96,1% de coleta de lixo, segundo dados do censo demográfico de 2011.
O sistema de transporte público é feito por ônibus, e não há projeto para construção de metrô. O uso de bicicletas como forma de deslocamento é incentivado pela prefeitura, que construiu uma extensa rede de ciclovias ao longo das duas últimas décadas. O uso das bicicletas ainda é majoritariamente feito pela população de menor poder econômico.
Os rios que cortam a cidade foram historicamente importantes na locomoção de pessoas entre a capital e cidades vizinhas. Atualmente, as hidrovias são utilizadas principalmente para o transporte de cargas comerciais.
A cidade é cortada pelas rodovias federais BR-101 e BR-235, além de várias rodovias estaduais. A ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros (Ponte Construtor João Alves) liga a capital Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros, ambas cidades do litoral de Sergipe.
Leia também: Maceió — outra capital localizada no litoral nordestino
Demografia de Aracaju
A cidade de Aracaju possui população de 672.614 habitantes, segundo as estimativas do IBGE de 2021. Sua densidade demográfica é elevada, de 3.698,6 hab./km², e representa cerca de 28% do total da população sergipana. O ritmo de crescimento demográfico é de 1,20% ao ano e supera o índice nacional, que é de menos de 1% ao ano. Já a taxa de urbanização é de 100%, ou seja, toda a população da cidade está concentrada na zona urbana.
Confira a seguir o ritmo do crescimento populacional de Aracaju, de acordo com dados do IBGE:
Censo |
População |
1872 |
9.559 |
1890 |
16.636 |
1900 |
21.132 |
1920 |
37.740 |
1940 |
59.031 |
1950 |
78.364 |
1960 |
115.713 |
1970 |
183.670 |
1980 |
293.119 |
1991 |
402.341 |
2000 |
461.534 |
2001 |
570.937 |
Estimativa 2021 |
672.614 |
Governo de Aracaju
Seguindo o modelo proposto pela Constituição Federal, de democracia representativa, a população escolhe seu prefeito e 24 vereadores. A sede do governo municipal é estabelecida no Complexo Administrativo Prefeito José Aloísio de Campos.
Cultura de Aracaju
Em consonância com as tradições nordestinas, Aracaju é uma cidade festiva. Há diversas comemorações ao longo do ano. São exemplos de celebrações comuns na cidade as festas juninas, os blocos de rua durante o carnaval e as comemorações ligadas ao candomblé.
A cultura africana instituiu diversos traços influenciadores na capital sergipana. Museus, centros culturais e arte de rua retratam essa influência.