O corpo-seco é um ser presente no folclore brasileiro, sendo definido como um cadáver que foi rejeitado pela terra por conta de seus grandes pecados. Ele também foi rejeitado por Deus e pelo diabo, e por isso fica vagando e aterrorizando aqueles que passam por seu caminho. Essa lenda é muito conhecida nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Acesse também: O que é cultura?
Tópicos deste artigo
Conhecendo a lenda do corpo-seco
O corpo-seco é uma lenda do folclore brasileiro muito conhecida nas regiões Sudeste e Sul, especialmente em quatro estados: Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Estudiosos falam que ela é parcialmente conhecida em algumas regiões do Brasil e totalmente desconhecida em outras.
Além de ser conhecida especificamente em alguns locais do Brasil, a lenda pode variar de estado para estado, ganhando algumas características diferentes. Acredita-se que essa lenda derivou da cultura europeia, provavelmente trazida para o Brasil por influência da cultura portuguesa.
Sua narrativa o apresenta como um morto-vivo condenado a aterrorizar as pessoas. Trata-se de um cadáver que foi devolvido pela terra, pois havia sido uma pessoa tão má durante sua vida que o solo recusou-se a consumir seus restos mortais.
A situação do corpo-seco foi então agravada pelo fato de que sua alma não foi aceita no céu nem no inferno, pois Deus e o diabo recusaram-no pelo mesmo motivo: suas maldades em vida foram grandes demais.
Recusado de todas as formas, restou-lhe vagar e aterrorizar todos aqueles que cruzam o seu caminho. Suas feições são horríveis porque seu corpo não apodreceu, já que não foi consumido pela terra, mas também não manteve a estrutura normal de um corpo humano, pois ele não consome alimentos.
A imagem de um ser que é apenas couro e osso é completada pelas grandes unhas e cabelos que não param de crescer. Isso levou esse ser do folclore a ser conhecido como unhudo em algumas regiões.
Acesse também: Você sabe quando surgiu o samba?
Quais foram os pecados do corpo-seco?
A resposta a essa pergunta varia de acordo com a região do Brasil, uma vez que, em algumas partes, acredita-se que o grande do pecado cometido por corpo-seco foi o de torturar e assassinar a própria mãe. Em outros locais, acredita-se que o corpo-seco era apenas um homem muito ruim que tratava todos ao seu redor com muito crueldade. Outras partes do Brasil falam que seu erro foi fazer uma promessa em vão a Deus.
Outros detalhes
A lenda do corpo-seco menciona que ele aterroriza as pessoas que cruzam seu caminho, sendo que algumas regiões acreditam que ele se estabelece nos locais próximos de onde viveu, enquanto outras acreditam que ele se estabelece em lotes vazios ou encruzilhadas.
Em algumas regiões do estado do Paraná, fala-se que o corpo-seco é o portador do bradador, uma alma penada que ronda as proximidades das residências produzindo sons horripilantes e assustando os moradores.