O telescópio é um instrumento óptico que tem o objetivo de permitir a observação de grandes objetos a longas distâncias, como galáxias, estrelas e planetas. Ele é composto por duas partes: a objetiva, que pode ser uma lente ou um espelho curvo, e a ocular, composta por um conjunto de lentes.
Veja na figura abaixo como é a disposição dos elementos que compõem o telescópio:
Disposição dos elementos que compõem o telescópio
De acordo com a figura, considera-se que o objeto está localizado no infinito, em razão da longa distância em que ele pode encontrar-se. Os raios de luz que saem do objeto chegam praticamente paralelos à objetiva, formando uma imagem i1 no foco da objetiva (fob). A imagem i1 comporta-se como um objeto para a ocular, que produz uma imagem virtual i2, distante do observador e invertida.
A distância focal da objetiva é representada por fob na figura, enquanto a distância focal da ocular é representada por foc. A ampliação angular mθ é dada pela razão entre as duas distâncias focais:
mθ = - fob/ foc
O sinal negativo da equação indica que a imagem formada i2 é invertida.
Um pouco de história
A invenção do telescópio representou um grande impulso para a astronomia. Antes disso, as observações celestes era feitas apenas a olho nu, o que não fornecia muita precisão.
Alguns cientistas afirmam que o primeiro instrumento feito para observação de objetos a distância foi construído em 1608 por um holandês chamado Hans Lippershey. Esse instrumento era constituído por duas lentes dentro de um tubo. Baseando-se nesse princípio, Galileu Galilei construiu vários instrumentos e teve a ideia de apontá-lo para o céu. Galileu é considerado o primeiro homem que utilizou o telescópio para observações astronômicas. Ele observou inúmeros fenômenos celestes, como manchas solares, crateras, as fases de Vênus etc. Além disso, forneceu dados consistentes para sustentar a teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico.
O telescópio Hubble
O telescópio Hubble é um satélite que transporta um grande telescópio. Ele foi lançado pela Agência Espacial Americana (NASA) em 24 de abril de 1990.
Seu nome foi dado em homenagem ao cientista Edwin Powell Hubble, o responsável pela teoria que afirma que o universo está em expansão.