Richard Feynman nasceu em Nova Iorque, no ano de 1918. Cresceu em Far Rockaway e sempre foi uma criança inteligente e que demonstrava aptidão para as ciências exatas. Graduou-se em Física pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Durante a graduação, publicou um artigo sobre raios cósmicos e outro sobre forças moleculares.
Feynman pós-graduou-se em Princeton, na sede do Instituto de Estudos Avançados, onde Albert Einstein também desenvolvia trabalhos.
Na década de 50, Feynman ministrou aulas no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, instituição fundada em 1949 e que desenvolve pesquisas tecnológicas. Em um de seus livros, Feynman falou a respeito de suas experiências com a cultura e língua do Brasil e também criticou o método de ensino de Física brasileiro, focado apenas na memorização das equações.
Em decorrência de complicações causadas por um câncer, Feynman morreu em 1988, aos 69 anos, em Los Angeles.
Feitos importantes de Richard Feynman
-
Conceito de nanotecnologia (1959)
Durante o encontro anual da Sociedade Americana de Física, em dezembro de 1959, Feynman defendeu em seu discurso a ideia da manipulação dos materiais átomo por átomo para a construção de estruturas com finalidades infinitas. Na ocasião, disse que não havia impedimentos teóricos para tal situação. Foi nesse contexto que nasceu o que chamamos de nanotecnologia.
-
Prêmio Nobel
Em 1965, Feynman recebeu o prêmio Nobel de Física, graças às suas contribuições na área da Eletrônica Quântica.
-
Projeto Manhattan
Feynman foi um dos cientistas que participaram do projeto Manhattan, que desenvolveu pesquisas para a produção das primeiras ogivas nucleares.
-
Caso Challenger
O ônibus espacial da Challenger, da NASA, explodiu durante o seu lançamento, no dia 28 de janeiro de 1986. Feynman participou da comissão de investigação das causas do acidente.
Contribuições para a Física:
-
Contribuições na área da Física teórica;
-
Pioneiro nos estudos de computação quântica;
-
Introduziu o conceito de nanotecnologia;
-
Desenvolveu estudos importantes na área da Eletrodinâmica Quântica;
-
Fez estudos sobre as interações fortes e fracas.
*Créditos da imagem: Neftali / Shutterstock