Chamamos de sistema de cargas elétricas um conjunto de duas ou mais cargas elétricas, separadas do restante do universo e que constituem o objeto de nossos estudos. Quando temos mais de duas cargas elétricas num sistema, cada carga recebe a ação de mais de uma força (cada carga sofre ação de cada outra carga pertencente ao sistema. Assim, se temos, por exemplo, seis cargas, cada carga fica sujeita a cinco forças).
Todas as forças que agem sobre cada carga podem ser representadas, em cada uma das cargas, de forma única, por uma resultante de forças. Na figura acima temos o conjunto de três cargas, bem como a indicação das forças que atuam em cada uma das cargas. Na figura abaixo temos as representações das forças resultantes que atuam em cada uma das cargas.
Como você pode observar, cada carga elétrica está submetida a uma resultante das forças. A resultante pode ser diferente, em cada carga, da resultante nas outras cargas. Por isso, devemos observar atentamente, nos exercícios, de qual carga elétrica realmente nos interessa calcular a resultante das forças.
Para uma carga elétrica sujeita a apenas duas forças elétricas, a resultante das forças pode ser encontrada pela lei dos cossenos.
FR2= F12+ F22+2 .F1 .F2 .cosθ