Processos de vaporização

Durante a vaporização, as moléculas do líquido que atingem altas velocidades conseguem se desprender, constituindo o vapor
Durante a vaporização, as moléculas do líquido que atingem altas velocidades conseguem se desprender, constituindo o vapor

Um fenômeno físico muito importante para nós é a mudança de fase das substâncias. Em nosso cotidiano vemos esse fenômeno constantemente. A mudança de fase da água dos rios, lagos e mares, por exemplo, constitui uma mudança de fase. É graças a essa mudança de fase que ocorrem as chuvas, a secagem de nossas roupas quando lavadas, etc. É importante frisar que a mudança de estado de uma substância do estado líquido para o gasoso pode acontecer de duas maneiras diferentes: por evaporação e por ebulição.

O fenômeno da evaporação é um processo que acontece de forma espontânea, ou seja, é um processo natural, em que a mudança de fase ocorre de forma lenta e a qualquer temperatura (frio ou calor). A roupa molhada, por exemplo, seca em virtude da evaporação da água.

Já o processo de ebulição é a mudança de fase que acontece de forma muito rápida, a uma temperatura determinada e a uma dada pressão. Quando colocamos água em uma panela, por exemplo, verificamos que ela só começa a ferver, ou seja, só entra em ebulição, quando sua temperatura chega a um determinado valor. Assim, a ebulição se caracteriza como um processo forçado.

As leis da ebulição

A uma dada pressão, a temperatura na qual a ebulição ocorre é determinada para cada substância pura. Se um líquido se encontra em seu ponto de ebulição, é necessário fornecer calor a ele para que ocorra a transição forçada para a fase gasosa. A quantidade de calor que deve ser fornecida, por unidade de massa, é denominada calor latente de vaporização, e é característica de cada substância pura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante o processo de ebulição, embora seja continuamente fornecido calor ao líquido, a temperatura da substância (líquido) continua a mesma, ou seja, ela permanece constante. Portanto, podemos afirmar que as leis da ebulição de uma substância são válidas, com mudanças naturais, para a condensação, que acontece em sentido contrário.

Evaporação

Ao estudarmos os conceitos iniciais de termologia vimos que todas as moléculas constituintes de um líquido, seja qual for sua temperatura, estão sempre em agitação em todas as direções e também com velocidades diferentes umas das outras. Tendo o líquido uma superfície livre; algumas moléculas, quando atingem uma temperatura e alcançam a superfície do líquido com velocidade alta, conseguem escapar dele.

Esse é o processo de evaporação do líquido. Observe que à medida que ocorre a evaporação, as moléculas de maior velocidade vão deixando o líquido. Em consequência, a temperatura do líquido tende a diminuir.

A velocidade com que um líquido se evapora é influenciada, principalmente, pelos seguintes fatores: natureza do líquido, temperatura, superfície livre, pressão e concentração de vapor.




Videoaulas relacionadas:

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Fusão e Pressão

Com o aumento da pressão externa, podemos alterar a temperatura de fusão de algumas substâncias.

Fusão e solidificação

As fases da matéria e o estudo das transformações de fusão e solidificação.

Panela de pressão: por que os alimentos cozinham mais rápido?

Você sabe como funciona uma panela de pressão? Clique e confira!