Mergulhos em grandes profundidades devem ser realizados com bastante atenção a respeito da variação de pressão a que mergulhadores se submetem.
Sabemos que à medida que um mergulhador vai de pontos mais rasos para pontos mais profundos, a pressão também muda significativamente. Esse aumento pode até levar o mergulhador à morte.
É aconselhável que mergulhadores sem equipamentos apropriados, apenas com tubo de oxigênio, não ultrapassem 40 metros de profundidade, e mesmo a essa profundidade o mergulho deve ser feito por mergulhadores bem treinados.
Vamos analisar o comportamento dos fluidos em repouso, dando maior relevância à pressão no interior desse líquido e também na atmosfera.
O francês Blaise Pascal, que também foi filósofo, físico e matemático, estudou o comportamento dos fluidos quanto à pressão e enunciou que:
O aumento de pressão em um ponto do líquido em equilíbrio é transmitido integralmente para todos os outros pontos desse líquido e das paredes do recipiente onde ele está contido.
Vamos considerar que o líquido contido no recipiente abaixo esteja em equilíbrio. Quando aplicamos uma força F no êmbolo, temos:
A força aplicada no êmbolo gera um aumento de pressão na superfície do líquido, que chamamos de Δp1. Aplicando o princípio de Pascal, todos os pontos do líquido estão submetidos à mesma pressão, então temos:
Δp1 = Δp2
No SI, a unidade de medida de pressão é dada em pascal (Pa).