Se pararmos para analisar, verificaremos que estamos rodeados por uma grande massa de ar. A nossa atmosfera é composta por diversos gases, como o oxigênio, o nitrogênio, o gás carbônico, vapor de água, etc.
Todos esses gases estão fazendo pressão sobre a superfície da Terra e a esta pressão damos o nome de pressão atmosférica. Quem primeiro realizou a experiência para determinar a pressão atmosférica ao nível do mar foi o físico Evangelista Torricelli.
Mas o que é pressão atmosférica?
Como qualquer outro corpo ou objeto, o ar também possui massa, portanto podemos dizer que o ar também tem peso.
Se pegarmos um litro de ar ao nível do mar, por exemplo, podemos verificar que a massa desse ar equivale a 1,3 kg. Podemos determinar o peso de um corpo multiplicando a massa pela aceleração gravitacional no local.
P = m x g P = 1,3 x 10 P = 13N
Dessa forma, verificamos que o ar tem peso; logo, a atmosfera exerce pressão sobre qualquer objeto que esteja mergulhado nela. Definimos pressão atmosfera da seguinte maneira:
Pressão atmosférica é a pressão exercida pelo peso do ar atmosférico sobre qualquer superfície em contato com ele.
Podemos mencionar várias situações do nosso cotidiano que envolvem a ação da pressão atmosférica.
Uma delas é que só conseguimos tomar refrigerante utilizando canudinho graças à pressão atmosférica. Quando sugamos na extremidade do canudo há uma redução na pressão do ar de dentro. A pressão atua na superfície do líquido, empurrando-o para cima. É graças também à pressão atmosférica que conseguimos respirar.