Você já deve ter se sentido mais leve ao entrar em uma piscina cheia de água. Essa sensação de leveza é esclarecida pelo princípio de Arquimedes, isto é, explicado pelo empuxo. De acordo com o princípio de Arquimedes, todo corpo imerso em um fluido, seja ele ar, água etc., sofre a ação de uma força direcionada verticalmente para cima, cujo módulo é igual ao módulo do peso do volume do fluido deslocado. Essa força é conhecida como Empuxo.
Corpo totalmente submerso
No caso de um corpo estar totalmente submerso dentro de um líquido, o empuxo faz com que a medida do peso do corpo seja menor do que o peso do corpo medido fora do líquido. A medida do peso do corpo quando imerso no líquido é chamada de peso aparente. Vejamos as seguintes situações ilustradas na figura acima.
O peso do bloco medido no ar será chamado de peso real e o peso do bloco medido pelo dinamômetro quando o bloco está totalmente submerso no liquido será chamado de peso aparente. O módulo do peso aparente do bloco é igual ao módulo da força de tração exercida sobre o bloco pelo fio ligado ao dinamômetro.
A medida do módulo do peso aparente é menor do que a medida do módulo do peso real em função do empuxo exercido pelo líquido, vejamos a representação abaixo.
Tomando como base o esquema da representação das forças que atuam sobre o bloco, podemos ver que a tração T no fio é igual ao módulo do peso aparente (PA), portanto, a relação entre os módulos dessas forças é dada da seguinte forma:
PR = PA+E ou PA = PR-E