Flash, personagem criado por Gardner Fox (1911-1986), é um herói dos quadrinhos que, movido pela mágica força da velocidade, pode atingir velocidades sobre-humanas. Em muitos episódios das aventuras do Flash, o personagem atingiu velocidades superiores à da luz, o que é fisicamente impossível.
Se alguém pudesse realmente correr tão rápido quanto o Flash, os efeitos poderiam ser devastadores. A seguir estão relacionados três efeitos que poderiam ocorrer caso fosse possível um ser humano atingir tamanha velocidade.
1. Poderia abandonar o planeta!
Correndo a velocidades tão absurdas, seria possível abandonar o planeta. A mínima velocidade necessária para sair de um planeta é chamada de velocidade de escape, que, no caso da Terra, é de 11,2 km/s. Se alguém corresse tão rápido quanto o Flash, bastaria escolher uma direção qualquer que facilmente atingiria o espaço.
2. Daria socos atômicos!
A Teoria da Relatividade de Einstein prevê a relação entre massa e energia, assim, mostra que, quanto mais próximo da velocidade da luz, maior será a energia cinética associada ao movimento.
Caso alguém pudesse atingir uma velocidade correspondente a 98% da velocidade da luz e utilizasse-a para dar um soco, somente o peso de seu punho geraria uma energia correspondente a 50 megatons, comparável à da Tsar Bomb, ogiva nuclear mais potente já detonada.
Assim, ao dar um soco em supervelocidade, todo um país poderia ser facilmente destruído.
3. Viajaria no tempo!
A teoria de Einstein ainda prevê que o tempo marcado por um objeto em movimento com velocidades próximas à da luz é diferente daquele marcado por alguém em repouso. O observador em supervelocidade sempre marcará intervalos de tempo menores.
Caso alguém pudesse correr com uma velocidade que correspondesse a 99,99% da velocidade da luz por um ano inteiro, ao parar, perceberia que o tempo marcado pelos observadores em repouso seria de 70 anos. Ao correr tão rápido, o viajante sofreria os efeitos da dilatação do tempo e estaria há 70 anos no futuro!