Em nossos estudos vimos que um receptor elétrico é um dispositivo capaz de receber energia elétrica e transformá-la em outros tipos de energia. Um exemplo básico que podemos citar de um receptor é o motor elétrico. O motor elétrico recebe energia elétrica de uma fonte e a transforma em energia mecânica. Porém, vale lembrar que parte da energia elétrica que o motor elétrico recebe é transformada em energia térmica.
Um motor elétrico pode ser usado, por exemplo, em um liquidificador, como mostra a figura acima; em uma batedeira; em um ventilador; em uma enceradeira, etc. Dessa forma, podemos dizer que fazemos bom uso desses aparelhos em nosso dia a dia. Mas também é comum vermos esses aparelhos apresentarem alguns defeitos no decorrer da sua vida útil, sendo por descuido ou por terem sidos expostos a uma sobrecarga.
É comum também vermos acontecer o bloqueio de um motor elétrico. Esse bloqueio faz com que o motor elétrico trave, deixando de girar. Tal fato pode ocorrer por excesso de carga, como no liquidificador ou na enceradeira elétrica. Quando se tenta passar a enceradeira em um assoalho com muita cera, por exemplo, pode ocorrer o bloqueio do motor, pois as escovas não conseguem girar. Da mesma forma, uma pessoa poderia encher o copo de um liquidificador com uma carga exagerada de frutas e travar as lâminas cortantes, impedindo o motor de girar.
Sempre que o motor é bloqueado, há um excessivo aquecimento de seus condutores internos, o que pode ocasionar sua queima. Não havendo rotação do motor, não há transformação de energia elétrica em mecânica, ou seja:
E = 0
Assim, toda a energia elétrica recebida é convertida em energia térmica, e podemos afirmar que o motor se comporta como um resistor de resistência r.
U=E+r.i
U=0+r.i
U=r.i (motor bloqueado)