Heinrich Rudolf Hertz foi um físico alemão que nasceu em Hamburgo, no ano de 1857. Desde sua educação básica, Hertz apresentava interesse por temas científicos e, após servir o exército, ingressou na Universidade de Berlim, em 1878, para cursar Física. Em 1880, Hertz tornou-se assistente do professor Von Helmholtz e, durante seu trabalho ao docente, dedicou-se ao estudo da propagação de descargas elétricas em gases.
Em 1883, o físico tornou-se professor da Universidade de Kiel e desenvolveu estudos a respeito das teorias propostas por Maxwell. Em 1886, Hertz descobriu a forma de produção e propagação das ondas eletromagnéticas, trazendo a comprovação experimental que ainda não existia para as teorias de Maxwell.
Ao utilizar bobinas ligadas a faiscadores, Hertz percebeu que uma centelha gerada em uma das bobinas provocava uma centelha secundária em outra bobina. A centelha secundária apresentava menor brilho e menor intensidade, mas certamente era resultado de um processo eletrodinâmico. Ao repetir o experimento inúmeras vezes, o cientista comprovou a existência de ondas com as mesmas características da luz.
Como homenagem à dedicação e às descobertas feitas por Heinrich Rudolf Hertz, o Sistema Internacional de Unidades (SI) utiliza a unidade hertz (Hz) para a frequência de oscilações. O nobre cientista teve uma morte prematura, falecendo em Bonn no dia 1º de janeiro de 1893, aos 36 anos de idade.