Sabemos que a matéria pode ser encontrada em três formas, sendo elas: gasosa, sólida e líquida. Quando uma substância, em qualquer que seja o estado físico, recebe ou cede energia térmica, pode sofrer uma alteração na forma de acomodação de suas moléculas, passando de uma fase para outra. Então, definiremos, a partir de agora, que toda vez que uma substância receber calor, estará ocorrendo uma transformação endotérmica, enquanto toda vez que a substância ceder calor estará ocorrendo uma transformação exotérmica.
Se aquecermos constantemente uma substância que se encontra no estado sólido, veremos que com o passar do tempo essa substância mudará de estado físico, passando então para o estado líquido. Assim, podemos dizer que nesse processo ocorreu uma transformação endotérmica, ou seja, a substância absorveu calor e se fundiu por completo. A essa mudança de estado físico, ou mudança de fase, damos o nome de fusão.
Se a substância se encontra na fase líquida e cede calor ao ambiente em que se encontra, dizemos que ocorreu uma transformação exotérmica. Essa mudança de fase recebe o nome de solidificação. Nesse caso, ocorreu uma transformação inversa à fusão. Assim, as moléculas da substância diminuem sua agitação molecular, fazendo com que as forças atrativas mútuas entre as moléculas sejam capazes de gerar coesão.
Durante essas duas transformações, a temperatura de fusão ou solidificação de uma substância se mantém constante. Se a pressão for mantida constante e igual a 1 atm, ou seja, mantida a pressão normal, denominamos essa temperatura ponto de fusão ou solidificação.
Videoaula relacionada: