Existe uma infinidade de sons que os seres humanos não são capazes de perceber. Isso porque certos sons possuem uma frequência muito baixa ou muito alta para os nossos ouvidos. Ao unirmos todas as faixas de frequências em que existem ondas sonoras audíveis ou não, temos o chamado espectro sonoro.
A audição humana apresenta um intervalo característico de frequências para as quais o ouvido é estimulado. Os sons que possuem frequência com valor dentro do intervalo característico são chamados de sons audíveis. Os sons que estão abaixo da capacidade humana são denominados de infrassons e os que estão acima dessa capacidade são chamados de ultrassons. O intervalo de frequências audíveis para o ser humano é de, no mínimo, 20 Hz e, no máximo, 20.000 Hz. Assim:
-
Frequências menores que 20 Hz – Infrassons;
-
Frequências maiores que 20.000 Hz – Ultrassons.
Alguns animais podem produzir ou perceber sons que os humanos não podem perceber. Os cães, por exemplo, possuem um intervalo de audição muito maior que o do ser humano, isto é, apresentam o valor mínimo de 10 Hz e o máximo de 40.000 Hz.
Vale ressaltar também que existem certas tecnologias baseadas nos sons. É o caso da ultrassonografia, em que ondas de ultrassom são produzidas e, após se chocarem com um objeto, são interpretadas eletronicamente. Uma das aplicações desse processo é o diagnóstico de problemas de saúde e gravidez.