Os efeitos da corrente elétrica são as reações químicas, térmicas, magnéticas, fisiológicas e luminosas que podem ocorrer devido à passagem de corrente elétrica através de um condutor, circuito elétrico ou corpo quando associados a uma tensão elétrica.
Leia também: Gaiola de Faraday — dispositivo que pode barrar os efeitos nocivos da corrente elétrica
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre os efeitos da corrente elétrica.
- 2 - Quais são os efeitos da corrente elétrica?
- 3 - Efeitos da corrente elétrica no corpo humano
- 4 - Tipos de corrente elétrica
- 5 - Intensidade da corrente elétrica
- 6 - Exercícios sobre efeitos da corrente elétrica
Resumo sobre os efeitos da corrente elétrica.
- Os efeitos da corrente elétrica são químicos, térmicos, magnéticos, fisiológicos, luminosos.
- Os efeitos da corrente elétrica no corpo humano variam de acordo com o tempo de exposição à corrente elétrica, a área de contato com a corrente elétrica, a intensidade da corrente elétrica e o estado de saúde e estrutura física do indivíduo.
- A corrente elétrica pode ser alternada ou contínua.
- A intensidade da corrente elétrica é influenciada pela diferença de potencial elétrico do circuito elétrico, resistência elétrica do condutor, temperatura e carga elétrica.
Quais são os efeitos da corrente elétrica?
Existem diversos efeitos que a corrente elétrica produz quando percorre os corpos, sendo os principais os efeitos químicos, térmicos, magnéticos, fisiológicos e luminosos.
-
Efeito químico
O efeito químico é aquele que ocorre quando a corrente elétrica percorre soluções eletrolíticas, gerando ou acelerando reações químicas, por exemplo. É empregado nos processos de eletrodeposição para proteger de corrosão as superfícies metálicas.
-
Efeito térmico
O efeito térmico, também chamado de efeito Joule, é aquele que ocorre quando a corrente elétrica percorre uma resistência elétrica, provocando colisões entre os elétrons e átomos do condutor e, consequentemente, a elevação da sua temperatura, gerando a transformação da energia elétrica em energia térmica, calor.
-
Efeito magnético
O efeito magnético é aquele que ocorre quando a corrente elétrica percorre condutores, gerando campos magnéticos ao seu redor, o que pode ser verificado ao se aproximar uma bússola.
-
Efeito fisiológico
O efeito fisiológico é aquele que ocorre quando a corrente elétrica percorre os seres vivos e provoca efeitos musculares ou nervosos, podendo ocasionar formigamentos até parada cardíaca e a morte.
-
Efeito luminoso
O efeito luminoso é aquele que ocorre quando a corrente elétrica percorre gases ionizados, como em lâmpadas fluorescentes ou de mercúrio, ou quando eleva a temperatura do condutor, como em lâmpadas incandescentes, provocando a emissão de luz visível.
Leia também: O micro-ondas causa algum prejuízo à saúde?
Efeitos da corrente elétrica no corpo humano
Os efeitos da corrente elétrica no corpo humano variam de acordo com o tempo de exposição à corrente elétrica, a área de contato com a corrente elétrica, a intensidade da corrente elétrica e o estado de saúde e estrutura física do indivíduo. A tabela abaixo indica os principais efeitos da corrente elétrica no corpo humano de acordo com a intensidade de corrente elétrica recebida.
Intensidade da corrente elétrica (mA) |
Efeitos no corpo humano |
Abaixo de 0,1 |
Sem efeitos perigosos |
0,1 |
Sensação de formigamento |
0,5 |
Pequena contração muscular |
10 |
Sem efeito perigoso se durar até 5 s |
30 |
Potencial risco de fibrilação cardíaca não reversível e problemas de respiração |
500 |
Parada cardíaca e queimaduras graves |
Para saber mais sobre os efeitos da corrente elétrica no corpo humano, clique aqui.
Tipos de corrente elétrica
Os tipos de corrente elétrica são: corrente elétrica contínua e corrente elétrica alternada.
- Corrente elétrica contínua: é aquela em que o movimento dos elétrons é contínuo e constante numa única direção, sem inversão de polaridade.
- Corrente elétrica alternada: é aquela em que o movimento dos elétrons tem alteração de direção, sofrendo inversão de polaridade.
Intensidade da corrente elétrica
A intensidade da corrente elétrica fornece a medida do fluxo de carga elétrica num circuito elétrico em determinado período. Ela é influenciada principalmente pela diferença de potencial elétrico do circuito elétrico, pela resistência elétrica do condutor, pela temperatura e pela carga elétrica.
É possível calcular a intensidade da corrente elétrica por meio das fórmulas:
\(i= \frac{Q}{\Delta t}\)
-
i é a corrente elétrica, medida em Ampére [A].
-
Q é a carga elétrica, medida em Coulomb [C].
-
∆t é a variação de tempo, medida em segundos [s].
\(i= \frac{U}{R}\)
-
i é a corrente elétrica, medida em Ampére [A].
-
U é a diferença de potencial (ddp) ou tensão elétrica, medida em Volts [V].
-
R é a resistência elétrica, medida em Ohm [Ω].
Leia também: Poder das pontas e o funcionamento do para-raios
Exercícios sobre efeitos da corrente elétrica
Questão 1 (U.E. Londrina-PR) Pela secção reta de um condutor de eletricidade passam 12,0 C a cada minuto. Nesse condutor, a intensidade da corrente elétrica, em ampères, é igual a:
a) 0,08
b) 0,20
c) 5,00
d) 7,20
e) 120
Resolução:
Alternativa B
Primeiramente, converteremos o tempo de minutos para segundos:
1 min = 60 s
Por fim, calcularemos a intensidade da corrente elétrica por meio da fórmula que relaciona a corrente elétrica à carga elétrica e ao tempo:
\(i= \frac{Q}{\Delta t}\)
\(i= \frac{12}{60}\)
\(i=0,2 A\)
Questão 2 (Enem) O choque elétrico é uma sensação provocada pela passagem de corrente elétrica pelo corpo. As consequências de um choque vão desde um simples susto a morte. A circulação das cargas elétricas depende da resistência do material. Para o corpo humano, essa resistência varia de 1 000 Ω, quando a pele está molhada, até 100 000 Ω, quando a pele está seca. Uma pessoa descalça, lavando sua casa com água, molhou os pés e, acidentalmente, pisou em um fio desencapado, sofrendo uma descarga elétrica em uma tensão de 120 V.
Qual a intensidade máxima de corrente elétrica que passou pelo corpo da pessoa?
a) 1,2 mA
b) 120 mA
c) 8,3 A
d) 833 A
e) 120 kA
Resolução:
Alternativa B
Calcularemos a intensidade da corrente elétrica máxima que percorre a pessoa por meio da fórmula que a relaciona à diferença de potencial elétrico e à resistência elétrica (que será da pessoa molhada):
\(i= \frac{U}{R}\)
\(i_{máximo}= \frac{U}{R_{molhado}}\)
\(i_{máximo}= \frac{120}{1000}\)
\(i_{máximo}= 0,12\)
\(i_{máximo}=120 \cdot 10^{-3}\)
\(i_{máximo}=120\ mA\)
Fontes
NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Eletromagnetismo (vol. 3). Editora Blucher, 2015.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Eletromagnetismo (vol. 3). 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2016.