Seguindo alguns passos simples, fica mais fácil resolver exercícios de Cinemática. Veja algumas dicas a seguir:
Tópicos deste artigo
- 1 - 1. Anote todos os dados do exercício
- 2 - 2. Tente visualizar a situação
- 3 - 3. Cuidado com as unidades
- 4 - 4. Conheça a notação utilizada pelas equações
- 5 - 5. Conheça as equações da cinemática
1. Anote todos os dados do exercício
É sempre importante listar as informações que o exercício fornece, até mesmo aquelas que você acredita que não serão necessárias para a resolução do problema. Não se esqueça de anotar também a qual unidade a pergunta do exercício se refere, ou seja, atente-se para qual grandeza física é a sua incógnita.
Leia também: Introdução à cinemática
2. Tente visualizar a situação
Você não precisa ser um artista; basta fazer um esquema, indicando as informações relevantes do problema, como velocidades dos corpos, distâncias percorridas, intervalos de tempo, acelerações, direção e sentido do movimento etc.
Confira também: Conceitos básicos de movimento
3. Cuidado com as unidades
É comum vermos exercícios nos quais as unidades informadas são propositalmente incompatíveis entre si. Preste bastante atenção em qual sistema de unidades o exercício está usando e também em qual unidade o exercício pede que a resposta seja dada. Para tanto, é importante conhecer o Sistema Internacional de Unidades e os seus prefixos.
Saiba mais: Prefixos do Sistema Internacional de Unidades
4. Conheça a notação utilizada pelas equações
É importante saber o que significa cada termo das equações usadas na cinemática. Por isso, confira a legenda abaixo:
5. Conheça as equações da cinemática
Após anotar os dados do exercício, você deve se perguntar: 1 - Quais dados estão faltando? 2 - Quais dados o exercício quer que eu calcule? 3 - Qual equação eu posso usar? Respondendo essas perguntas, fica mais fácil resolver exercícios de Cinemática. Confira as equações da cinemática a seguir:
-
Utilize a equação abaixo para o movimento acelerado, quando o exercício não lhe fornecer aceleração, mas também não lhe pedir para calculá-la.
-
Utilize a equação de Torricelli quando o movimento tiver aceleração constante, mas o enunciado não lhe informar o intervalo de tempo nem for necessário calculá-lo:
-
Utilize a função horária da posição abaixo quando o movimento for uniforme, ou seja, quando a velocidade do móvel for constante:
-
Utilize a função horária da posição do movimento uniformemente variado quando o exercício não lhe informar a velocidade final, se não for necessário calculá-la:
Veja mais: Principais equações da Cinemática