Em nossos estudos, vimos que a função da velocidade de um ponto material em movimento retilíneo uniformemente variado é a expressão matemática que fornece a velocidade v desse ponto material em qualquer instante t. Matematicamente, temos:
V=V0+a.t
Essa função estabelece como varia a velocidade escalar de um móvel (ou ponto material) no decorrer do tempo no MRUV, sendo que V0 e a são constantes e cada valor de t corresponde a um valor v.
Como podemos ver, a função horária da velocidade é do 1º grau, linear na variável t. Por ser uma função do 1º grau na variável t, o gráfico que descreve a velocidade desse móvel é um segmento de reta oblíqua, que pode ser crescente ou decrescente, conforme o sinal da aceleração escalar (positivo ou negativo). Vejamos as figuras abaixo:
Propriedades:
O gráfico v x t do MUV é um segmento de reta inclinada que corta o eixo das ordenadas no ponto (0; V0), em que V0 é o coeficiente linear da reta. A declividade da reta determina o valor da aceleração (a), representada pelo coeficiente angular da reta.
No diagrama velocidade versus tempo, a área delimitada entre o gráfico e o eixo das abscissas (eixo dos tempos) representa, numericamente, o deslocamento escalar do móvel.