Sabemos que a capacidade térmica de um corpo é a quantidade de calor necessária para variar de 1 grau à temperatura do corpo. Assim, um corpo que possui uma grande capacidade térmica necessita de maior quantidade de calor para ser aquecido do que um corpo com menor capacidade térmica.
Em consequência disso, esse mesmo corpo pode ceder uma maior quantidade de calor ao ter sua temperatura diminuída, do que outro corpo de baixa capacidade térmica.
Desta forma, podemos dizer que o cozimento de alimentos está diretamente ligado à capacidade térmica. Por exemplo, quando vamos preparar o macarrão, devemos manter a temperatura da água bem próxima de 100 ºC. Por isso a panela e a água devem ter uma alta capacidade térmica, a fim de que sua temperatura sofra pouca variação quando adicionarmos o macarrão, que por sinal fica à temperatura ambiente, dentro da panela.
Devemos usar bastante água na panela para cozinhar o macarrão, pois se usarmos pouca água fervente, a temperatura da água irá baixar significativamente quando o macarrão for colocado, impedindo um cozimento ideal.
Situação semelhante ocorre quando fritamos bifes. Devemos usar uma frigideira com alta capacidade térmica (pesada e de ferro, por exemplo) além de colocar um bife de cada vez. Desta forma, a temperatura de fritura mantém-se praticamente estável.