Colisões

Em uma partida de sinuca ocorrem diversas colisões
Em uma partida de sinuca ocorrem diversas colisões

Vamos imaginar que estamos presenciando uma partida de sinuca. Vemos que um dos jogadores realiza uma tacada esplêndida, em que a bola atirada acerta em cheio as demais bolas. Após ver a jogada, você percebeu algo semelhante ao que tinha estudado em sala de aula. Não demorou muito e a lembrança veio à mente: a relação que você fez junto ao jogo de sinuca diz respeito às colisões. Em uma aula de Física o professor ministrou o conteúdo de colisões e no jogo você pôde comprovar que a bola que foi atirada contra as demais, provocou colisões nas outras bolas.

Nesse tipo de colisão podemos verificar, por meio de observações, que diversas situações podem aparecer, por exemplo: uma bola para e outra segue, uma bola segue atrás da outra após se colidirem, etc. Abaixo faremos a análise das colisões que ocorrem entre dois corpos em uma única direção. As colisões em uma direção são denominadas unidirecionais.

Colisões unidirecionais frontais

Vejamos a figura abaixo, nela temos uma colisão do tipo unidirecional frontal entre o corpo A e o corpo B. Antes da colisão vemos que as massas A e B se aproximam; e após a colisão elas se distanciam em sentidos contrários.

Antes da colisão:

Corpo A se aproximando do Corpo B

 

Depois da colisão:

Corpo A se afastando do corpo B depois da colisão

Na colisão entre dois corpos não levamos em consideração as forças que atuam externamente, quando comparadas às forças internas, ou seja, desprezamos os agentes externos. Dessa forma, podemos considerar o sistema como mecanicamente isolado. Sendo assim, a quantidade de movimento depois da colisão é igual à quantidade de movimento antes da colisão. Portanto:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Coeficiente de restituição

Antes do choque (colisão), os corpos A e B se aproximam com velocidade Vap (velocidade de aproximação).

Após o choque, os corpos A e B se afastam com velocidade Vaf (velocidade de afastamento).

O coeficiente de restituição de uma colisão é definido pela razão entre as velocidades de afastamento e de aproximação. Dessa forma, podemos escrever:

Tipos de colisões

Na colisão entre dois corpos pode haver perda de energia em virtude do aquecimento, da deformação e do som provocados pelo impacto. De tal modo, jamais veremos ganho de energia em uma colisão. Portanto, a velocidade de afastamento deve ser menor ou, no máximo, igual ao módulo da velocidade de aproximação.

Colisão Perfeitamente Inelástica

A colisão perfeitamente inelástica é caracterizada pelo fato de que após a colisão os dois corpos envolvidos seguem juntos, com a mesma velocidade.

Colisão Parcialmente Elástica

É o tipo de colisão em que os corpos, após o choque, seguem separados e com velocidades diferentes, caracterizando então a perda de energia cinética.

Colisão Perfeitamente Elástica

É o tipo de colisão em que os corpos, após o choque, seguem separados, com velocidades diferentes, porém não há perda de energia cinética pelo sistema.

 

Por: Domiciano Correa Marques da Silva