Chamamos as forças atrativas entre as moléculas de um mesmo líquido de forças de coesão; e as forças atrativas entre as moléculas de substâncias diferentes, de força de adesão.
Quando colocamos um líquido dentro de um recipiente, dependendo da relação entre as forças de adesão e coesão, podemos observar dois fenômenos: o líquido pode sofrer uma elevação ou uma depressão.
Na figura acima temos os dois casos descritos. Na figura da esquerda, a água, quando entra em contato com o vidro, sofre uma pequena elevação, provocada pelas forças de adesão entre as moléculas da água e as moléculas do vidro (que são maiores que as forças de coesão entre as moléculas da água).
Na figura da direita, vemos que há um pequeno abaixamento quando o mercúrio entra em contato com o vidro. Esse abaixamento ocorre porque as forças de coesão entre as moléculas de mercúrio são maiores que as forças de adesão entre o mercúrio e o vidro.
Podemos observar melhor a elevação ou o abaixamento do líquido em tubos finos, como mostra a figura inicial. Então, pode-se afirmar que quanto mais fino for o tubo, maior será a elevação ou abaixamento. Tal fenômeno é chamado de capilaridade.