A capacidade térmica é a relação entre a quantidade de calor cedida ou absorvida por um corpo e a variação de temperatura. Essa grandeza indica a quantidade de energia que deve ser liberada ou absorvida para que um corpo possa sofrer uma variação de temperatura correspondente a 1°C. Matematicamente, podemos escrever:
C = Q
ΔT
C = Capacidade térmica (cal/°C);
Q = Quantidade de calor (cal);
ΔT = Variação de temperatura.
Relação entre a capacidade térmica e a massa
A quantidade de calor absorvida ou cedida por um corpo que não sofre mudança de estado físico é definida como calor sensível. Se substituirmos a equação para calor sensível na definição de capacidade térmica, teremos:
C = Q ⇒ C = m.c.ΔT ⇒ C = m.c
ΔT ΔT
A capacidade térmica (C) pode ser definida como o produto da massa do corpo (m) pelo calor específico (c) do material que o constitui.
Se duas amostras de um mesmo material com massas diferentes forem expostas à mesma variação de temperatura, a amostra de maior massa terá maior capacidade térmica, uma vez que essa grandeza é diretamente proporcional à massa do corpo.
Curiosidade
Por que as fagulhas incandescentes que são geradas pelo atrito de amoladores de facas ou esmeris não geram queimaduras? A resposta está na capacidade térmica das fagulhas, que é muito pequena em virtude da massa infinitesimal da fagulha.
Cuidado!
A palavra “capacidade” pode transmitir a ideia de que o corpo possui um limite máximo de calor que pode ser recebido ou absorvido. Esse pensamento está completamente equivocado! Não há limite para a quantidade de calor que pode ser trocada por um objeto.