As auroras polares são fenômenos naturais que ocorrem nos polos do nosso planeta e caracterizam-se por serem uma espécie de “cortina de luz colorida” que pode ser observada no céu. Elas são formadas a uma altura de aproximadamente 100 km. Aurora Boreal é o termo usado para designar a ocorrência desse fenômeno no Hemisfério Norte, já Aurora Austral designa a sua ocorrência no Hemisfério Sul.
Elas ocorrem em virtude do magnetismo terrestre: o planeta Terra tem as mesmas propriedades de um imã gigante, em virtude do metal líquido existente em seu interior, sendo assim, os polos da Terra funcionam como os polos de um imã e atraem as partículas solares que são carregadas eletricamente. O choque entre essas partículas e os átomos componentes da atmosfera terrestre é o responsável por tornar esse fenômeno visível.
As cores observadas dependem do tipo de gás que compõe o ar. As cores verdes ou vermelhas são formadas pelo oxigênio, enquanto as azuis e lilases são causadas pelo nitrogênio. Elas podem ser vistas preferencialmente nos meses de fevereiro, março, setembro e outubro. Não são fenômenos exclusivos da Terra, ocorrem também em Júpiter, Saturno, Marte e Vênus.
Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto: