Arquimedes foi um físico, matemático e inventor grego que nasceu em 287 a.C., na colônia grega de Siracusa. Ele estudou na escola de Matemática de Alexandria, onde teve contato com o que havia de mais tecnológico e com as maiores mentes da época.
Após estudar em Alexandria, Arquimedes voltou à sua cidade natal e começou a desenvolver seus próprios estudos. Ele determinou o valor de pi, encontrou relações matemáticas para a esfera e cilindro, descobriu o princípio das alavancas, desenvolveu as roldanas compostas e criou o parafuso de Arquimedes, aparelho utilizado para elevar água entre pontos de diferentes alturas. O cientista ficou famoso por suas invenções e uso das alavancas, e em uma de suas declarações Arquimedes disse:
“Deem-me um ponto de apoio e moverei a Terra!”
Coroa do rei Híeron
Talvez um dos episódios mais famosos da história de Arquimedes seja o que envolveu a coroa o rei Híeron. Após dar uma porção de prata e outra de ouro em pó para um ourives, o rei encomendou-lhe uma coroa para oferecer aos deuses. Ao receber o ornamento, Híeron desconfiou da honestidade do ourives e achou que nem todo o ouro e prata fornecidos foi utilizado na confecção da coroa. Pra descobrir se havia sido enganado, o rei chamou Arquimedes.
Durante um banho, Arquimedes percebeu que, ao entrar na banheira, à medida que seu corpo afundava, o nível da água subia pela borda do recipiente. O estudioso enxergou ali a possibilidade de encontrar a resposta para o caso da coroa do rei e, diante da descoberta, saiu correndo, completamente nu, gritando “Eureka! Eureka! Eureka!” (Achei! Achei! Achei!).
Arquimedes conseguiu dois blocos, um de ouro e outro de prata, que possuíam o mesmo peso da coroa. Ao mergulhar os objetos em água, mediu a quantidade de volume de líquido deslocado e, assim, pôde determinar a quantidade de ouro e prata da coroa.
O cientista percebeu que, ao mergulhar objetos em fluidos, eles sofriam a ação de uma força, vertical e para cima, que correspondia ao volume de líquido deslocado pelo objeto. O princípio de Arquimedes determinou, portanto, o empuxo, força que atua sobre objetos mergulhados em fluidos.
Morte de Arquimedes
Durante a Segunda Guerra Púnica, tropas romanas invadiram Siracusa e, mesmo sob ordens de poupar a vida de Arquimedes, um soldado golpeou o cientista, matando-o no ano de 212 a.C.