Termodinâmica

A Termodinâmica é a área da Física voltada ao estudo das transformações gasosas devido à presença ou não de calor.

Trem a vapor, um exemplo de aplicação da Termodinâmica.
O funcionamento do trem a vapor implica trocas entre o vapor da água aquecida e o meio.

A Termodinâmica é área da Termologia que estuda as mudanças nas variáveis de estado de um gás (pressão, temperatura e volume) relacionando-as com o ganho, perda ou ausência de calor. A Termodinâmica apresenta duas leis principais. A primeira relaciona a energia interna de um gás com o calor recebido ou cedido por ele e o trabalho que ele realiza devido a esse calor. A segunda lei está relacionada com a eficiência de uma máquina, ou seja, sua capacidade de transformar o calor recebido em trabalho. Porém, como sempre ocorrem perdas de energia para o ambiente, não existe uma máquina perfeita.

Leia também: Calorimetria — a área da Termologia que estuda o calor

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Termodinâmica

  • A Termodinâmica estuda as transformações gasosas devido ao ganho, perda ou ausência de calor em um sistema.

  • A primeira lei da Termodinâmica determina que a energia interna de um sistema está relacionada com o calor ganho e com o trabalho executado por ele.

  • A segunda lei da Termodinâmica determina que não existe uma máquina térmica perfeita, pois sempre haverá energia transferida para fora do sistema.

  • Além da primeira e da segunda lei, a Termodinâmica possui duas outras leis não oficiais: lei zero da Termodinâmica e terceira lei da Termodinâmica.

  • Os conceitos básicos da Termodinâmica são as notações próprias de seus componentes, como sistema, meio externo, variáveis de estado e transformações gasosas.

  • A Termodinâmica é amplamente aplicada no cotidiano. Todo motor de combustão interna é um exemplo da aplicação das leis da Termodinâmica.

O que é Termodinâmica?

A Termodinâmica é a área da Física que tem como principal objeto de estudo a forma como o calor pode afetar as variáveis de estado de um sistema. O calor é energia térmica em movimento, ou seja, o calor só existe quando há diferença de temperatura. No momento em que todos os componentes de um sistema atingem a mesma temperatura, o calor torna-se nulo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leis da Termodinâmica

A Termodinâmica apresenta duas leis ou princípios principais.

  • Primeira lei da Termodinâmica: esse princípio determina que a energia interna de um sistema equivale à diferença entre o calor recebido ou cedido pelo gás e o trabalho que ele executa. Quando um gás ganha calor, sua temperatura aumenta, aumentando também sua energia interna, devido ao aumento da sua temperatura. Como a temperatura aumenta, o gás tem seu volume aumentado também e consequentemente realiza um trabalho de deslocar as paredes do recipiente em que se encontra.

  • Segunda lei da Termodinâmica: determina que o calor sempre flui de um corpo ou ambiente de temperatura mais alta para outro onde a temperatura está mais baixa, até que todos os componentes do sistema estejam com a mesma temperatura. Com isso, ocorre o aumento da entropia do sistema, sendo que entropia é a medida de caos ou desordem dos seus componentes.

 Máquina térmica representando os princípios da primeira e da segunda lei da Termodinâmica.
 Máquina térmica representando os princípios da primeira e da segunda lei da Termodinâmica.

Porém, além dessas duas leis, existem duas leis não oficiais da Termodinâmica:

  • Lei zero da Termodinâmica: afirma que se caso dois ou mais corpos e o meio estejam na mesma temperatura, o sistema todo estará em equilíbrio, logo não há calor, independentemente de qual seja a temperatura, elevada ou baixa.

  • Terceira lei da Termodinâmica:  afirma que é impossível um sistema atingir o zero absoluto (zero kelvin ou -273 °C). Nessa temperatura, todas as partículas que compõem o gás estão em repouso, consequentemente a entropia chega muito próximo de ser nula.

Importante: Uma observação relevante é que os conceitos de frio e quente cientificamente não existem, já que tratam de uma sensação térmica e podem variar de um organismo para o outro. Sendo assim, o quanto um corpo está quente ou frio não pode ser mensurado. O que é possível de medir é a presença ou ausência de calor, ou a medida da temperatura.

Veja também: Três erros cometidos em Termologia

Conceitos da Termodinâmica

A Termodinâmica apresenta alguns conceitos próprios. Os principais estão listados a seguir.

  • Sistema: corpo, conjunto de corpos e meio que estão em análise ou objeto de estudo do problema.

  • Meio exterior: o que não faz parte do sistema.

  • Estado: condição na qual o sistema se encontra em relação à sua temperatura, espaço de ocupação e pressão nas paredes do recipiente que ocupa.

  • Variáveis de estado: são as características do gás que podem estar sujeitas a variação devido ao ganho, perda ou ausência de calor, que no caso são a pressão, temperatura e volume.

  • Transformações gasosas: são as mudanças sofridas pelas variáveis de estado do gás que estão relacionadas ao calor. Quando a temperatura permanece constante, é transformação isotérmica; quando a pressão é constante, é transformação isobárica; quando o volume é constante, é transformação isocórica ou isovolumétrica; e quando não ocorrem trocas de calor do gás com o meio externo e a temperatura sofre variação, é transformação adiabática.

  • Máquinas térmicas: considerando que máquina é qualquer dispositivo que seja capaz de transferir ou transformar energia, uma máquina térmica é aquela em que o calor é convertido em outro tipo de energia para executar uma tarefa.

Fórmulas da Termodinâmica

→ Primeira lei da Termodinâmica

A primeira lei da Termodinâmica diz que a variação da energia interna de um sistema (símbolo ΔE, medida em joule J) equivale à diferença entre o calor (símbolo Q, medido em joule J) recebido ou cedido ao gás e o trabalho (símbolo W, medido em joule J) realizado por ele.

\(∆E=Q-W\)

Caso o gás receba calor, Q será positivo. Caso ele perca, será negativo. Se o gás expandir, o trabalho W será positivo. Se ele contrair, o trabalho será negativo.

A variação de energia está relacionada à temperatura do gás. Logo, nas transformações isotérmicas, onde a temperatura é constante, ela é nula, e a equação é reescrita, sendo o calor igual ao trabalho.

Q = W

Nas transformações isovolumétricas, o volume é constante, e o trabalho está relacionado à variação do volume. Logo, o trabalho será nulo, e a energia interna será igual ao calor.

\(∆E\) = Q

Nas transformações adiabáticas, em que não há trocas de calor entre o gás e o meio, Q será nulo. Sendo assim, a energia interna é igual ao trabalho negativo, já que se o gás se expandir, sua energia interna diminuirá.

\(∆E\) = -W

  • Exemplo:

Um gás está contido em um recipiente cilíndrico que está lacrado por um êmbolo móvel. Após receber 5,4 KJ de calor, ele se expande e empurra o êmbolo realizando um trabalho de 3900 J. Qual foi a variação da energia interna do gás?

Resolução:

Extraindo os dados do problema:

Q = 5,4 KJ (positivo, já que recebeu calor)

W = 3900 J (positivo, porque o gás se expandiu)

\(∆E\) = ?

É necessário converter KJ em J. Para isso, multiplica-se por 1000, porque 1 KJ vale 1000 J.

Q = 5,4 KJ·1000 = 5400 J

\(∆E=Q-W\)

\(∆E=5400-3900\)

\(∆E=1500\ J\)

→ Segunda lei da Termodinâmica

A segunda lei da Termodinâmica está relacionada com o rendimento (símbolo η) de uma máquina térmica. O rendimento pode ser a razão entre o trabalho W e o módulo do calor recebido pela fonte de calor QC.

\(η=\frac{W}{Q_c }\)

Em termos de porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100%.

\(η=\frac{W}{Q_c\cdot100%}\)

O calor provido pela fonte QC equivale à soma do trabalho com o calor cedido para a fonte fria QF, que no caso é o ambiente.

\(Q_C=W+Q_F\)

Lembrando que o rendimento é a diferença entre 1 e a razão entre a potência útil PU e a potência total PT de uma máquina.

\(η=1-\frac{P_U}{P_T }\)

Em termos da temperatura da fonte de calor TC e da fonte fria TF (que recebe o calor da máquina), o rendimento pode ser escrito como na equação a seguir.

\(η=1-\frac{T_F}{T_C }\)

  • Exemplo

Determinado gás, dentro de um motor, recebeu 40000 J de calor e perdeu 16000 para uma fonte fria. Qual é a porcentagem do rendimento deste motor?

Resolução:

Extraindo os dados:

QC = 40000 J

QF = 16000 J

η = ?

Para calcular o rendimento, é necessário obter o trabalho primeiro.

\(Q_C=W+Q_F\)

\(40000=W+16000\)

Invertendo os lados da equação:

\(W+16000=40000\)

\(W=40000-16000=24000\ J\)

\(η=\frac{W}{Q_c}\cdot100\%\)

\(η=\frac{24000}{40000}\cdot100\%=0,6\cdot100\%=60\%\)

\(η=60\%\)

Aplicações da Termodinâmica

A Termodinâmica está envolvida amplamente no cotidiano humano. Um exemplo disso é o funcionamento do motor de combustão de um automóvel. O combustível presente no tanque entra em combustão devido a uma faísca provida pela injeção eletrônica. Essa combustão faz com que os pistões que compõem o motor se expandam, fazendo, com isso, o carro funcionar. Após o calor ser transmitido para o meio, o processo é refeito.

 Ilustração de um motor de combustão interna em funcionamento, um exemplo de aplicação da Termodinâmica.
Ilustração de um motor de combustão interna em funcionamento.

A panela de pressão também pode ser considerada um exemplo, já que o líquido dentro dela recebe calor e passa para o estado gasoso parcialmente. Por sua vez, o gás continua a receber calor, fazendo com que sua temperatura aumente. Como o recipiente é inflexível, a pressão aumenta dentro dele, e o excesso de vapor é liberado pela saída na parte superior da panela.

 Ilustração de uma panela de pressão em funcionamento, um exemplo de aplicação da Termodinâmica.
Ilustração de uma panela de pressão em funcionamento.

Acesse também: Como estudar Física para o Enem?

Exercícios resolvidos sobre Termodinâmica

Questão 1

Um gás estava contido em um recipiente cúbico. Esse recipiente era tampado por um êmbolo quadrado que, por sua vez, suportava um corpo de peso P. Enquanto o gás recebia calor, o êmbolo estava no limite do recipiente, porém quando a fonte de calor cessou, o calor começou a ser transferido para o ambiente em torno do cubo. Quando o gás perdeu 15 J de calor, sua variação de energia interna foi de 13,2 J. Considerando que o êmbolo desceu 3 cm, qual é o peso do conjunto êmbolo e corpo?

A) 50 N

B) 60 N

C) 80 N

D) 150 N

E) 20 N

Resolução:

Alternativa B

Como o gás perdeu calor para o meio, isso significa que tanto Q quanto ΔE serão negativos. Se um gás perde calor, sua temperatura será reduzida. Como sua temperatura é reduzida, o gás sofrerá uma contração, e consequentemente o valor trabalho será negativo.

Extraindo os dados do problema:

Q = -15 J

ΔE = -13,2 J

d = -3 cm (negativo, por ter ocorrido a contração do volume do gás)

P = ?

Primeiramente, o deslocamento deve ser convertido para metros, sendo dividido por 100.

\(d=-\frac{3 cm}{100}=-0,03\ m\)

\(∆E=Q-W\)

\(-13,2=-15-W\)

Invertendo ambos os lados da equação:

\(-15-W=-13,2\)

\(-W=-13,2+15\)

\(-W=1,8\ J\)

\(W=-1,8\ J\)

Como sua temperatura é reduzida, o gás sofrerá uma contração, e consequentemente o valor trabalho será negativo. Por definição, o trabalho é igual ao produto da força pelo deslocamento. Como a força envolvida no problema é a força peso:

\(W=F\cdot d=P\cdot d\)

\(-1,8=P\cdot(-0,03)\)

Invertendo ambos os lados da equação:

\(P\cdot(-0,03)=-1,8\)

\(P=\frac{-1,8}{-0,03}=60\ N\)

Questão 2

Uma máquina térmica foi construída para um experimento de Física. A fonte quente forneceu o equivalente a 400 J de calor, fazendo com que a máquina operasse com um rendimento de 80%. Após a análise dessas informações, marque a alternativa que representa a quantidade de calor fornecida para a fonte fria.

A) 80 J

B) 56 J

C) 695 J

D) 87 J

E) 150 J

Resolução:

Alternativa A

Extraindo os dados do problema:

Qc = 400 J

η = 80%

QF = ?

\(η=\frac{W}{Q_c}\cdot100\%\)

\(80\%=\frac{W}{400}\cdot100\%\)

Eliminando os zeros entre 100 e 400:

\(80\%=\frac{W}4\cdot1\%\)

Eliminando as porcentagens de 80% e 1%:

\(80=\frac{W}4\cdot1\)

1 não será repetido, já que está multiplicando por W, e serão invertidos ambos os lados da equação:

\(\frac{W}4=80\)

\(W=80\cdot4=320\ J\)

\(Q_C=W+Q_F\)

\(400=320+Q_F\)

Invertendo os dois lados da equação:

\(320+Q_F=400\)

\(Q_F=400-320\)

\(Q_F=80\ J\)

Por: Gustavo Campos

Artigos relacionados

Energia livre de Gibbs

Saiba o que é a energia livre de Gibbs, qual a sua fórmula e como determinar a espontaneidade de uma reação. Veja como calcular a energia livre de Gibbs.

Entropia

Clique aqui, descubra o que é entropia, conheça seus tipos e saiba quais são suas principais características.

Motor de combustão interna

Saiba como funciona o motor de combustão interna.

Primeira Lei da Termodinâmica

A primeira lei da termodinâmica é uma lei da conservação da energia.

Segunda lei da termodinâmica

Clique aqui para saber o que diz a segunda lei da termodinâmica. Conheça suas fórmulas e quais são as suas aplicações.

Trabalho mecânico

Entenda a definição de trabalho mecânico e aprenda como ele é calculado.

Transformações Gasosas

As três transformações gasosas são: isotérmica (Lei de Boyle), isobárica (Lei de Gay-Lussac) e isocórica ou isovolumétrica (Lei de Charles).