Se você pretende fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ainda não sabe como começar a se preparar, o que estudar, como se inscrever e os passos que deve seguir para participar do exame, confira essas dicas.
1) Fique atento à inscrição
Geralmente, as inscrições são realizadas em maio e o período não é prorrogado. Você vai precisar de um CPF e um RG, além de e-mail próprio e número de celular.
Confira passo a passo como é feita a inscrição no Enem
Na inscrição você vai preencher seus dados pessoais e de escolaridade, escolher local de prova e a língua estrangeira, informar necessidade de atendimento especializado no Enem e preencher um questionário socioeconômico.
Ao final, vai gerar um boleto para o pagamento da taxa, que nos últimos anos foi de R$ 85. Alguns estudantes têm direito à isenção desse valor.
Mais: Saiba como conseguir a isenção no Enem
2) Conheça a prova
As provas do Enem são aplicadas em dois dias, possui 180 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. As questões são divididas da seguinte forma:
1º dia: 45 questões de Linguagens Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Redação
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
Os conteúdos são relacionados ao que é estudado nos três anos de Ensino Médio e a prova costuma ter textos extensos que exigem uma boa interpretação. Também é comum questões interdisciplinares.
Mais: Saiba o que você deve estudar para o Enem
3) Como começar a estudar
Agora que você já conhece o formato da prova é hora de se dedicar ao máximo nos estudos para conseguir uma boa nota. Você pode começar estudando os temas que mais são cobrados no Enem, pelas disciplinas que você tem mais dificuldade, ou, se você já escolheu seu curso, pelas matérias da área de conhecimento que tem mais peso.
Fazer as provas anteriores, assistir videoaulas, prestar atenção e tirar dúvidas com professores em sala de aula e se avaliar por meio de simulados são ótimas opções para o seu planejamento de estudos.
Veja os principais métodos de como iniciar seus estudos para o Enem
A internet também é uma grande aliada dos estudantes que estão se preparando para o Enem. Há inúmeras ferramentas e plataformas que auxiliam durante este período de preparação. Mas é necessário ter cuidado, já que ela também pode ser um meio de distração. Aqui temos um conteúdo específico para te ensinar a estudar pela internet, usando até mesmo as redes sociais, clique aqui para conferir.
4) Dedique-se à redação
A redação do Enem é uma prova muito importante, que pode ser a diferença entre a aprovação e a reprovação no SiSU. Os estudantes ficam ansiosos pelo tema da redação e até tentam adivinhá-lo, o que é muito difícil. Por isso, praticar a escrita, aumentar o conhecimento do vocabulário e estar atento às informações, principalmente sobre assuntos sociais, é fundamental.
Veja também:
- Como estudar redação para o Enem
- Dicas de redação para o Enem
5) Organize-se antes das provas
Não se esqueçam de conferir com cuidado todas as informações divulgadas no Cartão de Inscrição do Enem. Ele contém seu local de prova, número de sala, informações pessoais e dados fundamentais para você realizar sua prova.
Uma outra dica muito importante para este momento é saber o que vestir, quais os objetos levar e, também, o que você não deve levar para a sala de provas. Além disso, ter se alimentado bem, de forma saudável, na véspera do exame, também é fundamental para você chegar com saúde nos dias das provas.
- Saiba o que levar e o que não levar para o Enem
6) Como usar a nota do Enem
Quando o Inep liberar a sua nota do Enem, você pode usá-la de diversas formas. A mais procurada é a seleção por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que abre inscrições duas vezes ao ano e oferece vagas nas principais instituições de ensino públicas do país.
Quem não consegue ser classificado pelo SiSU ainda pode buscar uma bolsa de estudos no Programa Universidade Para Todos (ProUni), com oportunidades de bolsas integrais e parciais em instituições privadas, mas, neste caso, a renda do estudante será avaliada.
Há também o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa oferece a oportunidade para os estudantes financiarem a graduação e pagar o valor do curso após a formatura.
A outra opção, também muito utilizada, é concorrer nos vestibulares próprios de cada instituição de ensino. Tanto as instituições públicas como privadas costumam ter vestibulares exclusivos para ingresso pelo Enem.
Veja mais: O que fazer com a nota do Enem
7) Estude pelo Prepara Enem
O Prepara Enem tem inúmeros textos que podem te ajudar a estudar para as provas. Além disso, nossos professores especialistas em Enem dão dicas que podem fazer a diferença. Veja algumas opções abaixo:
- Como estudar Biologia para o Enem
- Como estudar Matemática para o Enem
- Como estudar Literatura para o Enem
Para conferir as todas as dicas para o Enem, acesse os textos abaixo.