Você é estudante do ensino médio e está se preparando para o Enem deste ano? Já sabe o que estudar para a prova de inglês? Neste texto, apontaremos dicas gerais de inglês para o Enem. As dicas objetivam auxiliá-lo na preparação para o exame e indicar a maneira mais eficiente para estudar a língua inglesa.
As dicas de estudo, quando bem selecionadas, permitem que o candidato pegue um caminho mais estratégico para seguir sua jornada. Entre as dicas mais valiosas para estudar inglês, vale destacar fatores que extrapolam o conhecimento linguístico, isto é, o candidato tem que dedicar um tempo para conhecer o Enem, as provas anteriores e, só então, definir seu planejamento e material de estudos. Are you ready?
Leia também: Como estudar inglês para o Enem
1) Estude o Enem
Esta primeira dica vale não só para a língua inglesa como para todas as outras disciplinas avaliadas no exame: leia com atenção todas as informações que o Enem disponibiliza em sua página, sobretudo o edital. Ao fazer isso, você entenderá o que será avaliado durante a prova, os dias de cada disciplina, o tempo que você terá para responder às questões e todo o cronograma do exame nacional.
2) Conheça a prova de Inglês do Enem
Para se planejar de maneira eficiente, é importante que você conheça a prova de língua inglesa do Enem. Então, informe-se sobre:
- o formato;
- temas;
- tipos de questões;
- quantidade de questões.
Quanto mais você souber, mais completo e adequado será seu planejamento.
Dessa forma, separamos alguns aspectos estruturais da prova para ajudá-lo nesse planejamento.
- A prova de língua inglesa é feita no primeiro dia de aplicação.
- Neste dia, você fará as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (inglês faz parte dessa área), Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, isto é, são 90 questões de múltipla escolha + a redação;
- Você terá 5 horas e 30 minutos para fazer toda a prova;
- A prova de inglês contém cinco questões de múltipla escolha.
3) Controle o tempo
Tendo em mente a estrutura da prova, saiba que há uma maneira de organizar seus estudos. O primeiro passo nessa direção é fazer as provas dos anos anteriores para se acostumar com o formato dela e observar a média de tempo que você gasta para responder às questões da disciplina (neste caso, a língua inglesa). Você pode tanto baixar as provas quanto utilizar o aplicativo do Enem, que tem simulados baseados nessas provas e um simulado especial. Isso lhe permitirá saber quanto tempo você terá disponível para escrever a redação, que demanda um tempo considerável da prova.
Para controlar o tempo no dia do exame, você precisa distribuí-lo segundo as disciplinas do primeiro dia, a escrita da redação, as idas ao banheiro e o preenchimento do gabarito.
4) Escolha os materiais de estudo
Além de fazer as provas anteriores, você precisa escolher materiais de qualidade. Não foque na quantidade, mas na qualidade de seus materiais. Você perceberá nas provas anteriores — o primeiro material de estudo — que as questões de língua inglesa têm as seguintes especificidades:
- cinco questões de múltipla escolha;
- diferentes linguagens – textos verbais e não verbais;
- diferentes gêneros textuais, sendo os mais comuns: notícias, poemas, músicas, cartas, cartuns, tirinhas, etc.;
- os enunciados das questões, até o ano de 2019, estão escritos na língua portuguesa;
- normalmente as questões demandam mais interpretação de texto do que análise de aspectos gramaticais.
Isso significa que o candidato deve escolher materiais que tenham variedade de gêneros textuais, recorrendo sobretudo aos sites utilizados nas provas anteriores (de 2015 a 2019):
Quando o candidato tem um bom repertório de gêneros textuais, é mais fácil responder às questões, pois, ao reconhecer determinado gênero, ele já sabe o que encontrará no texto e onde procurar certas informações. Por exemplo, em uma receita, o modo de preparo costuma vir depois da lista de ingredientes. Em um cartum, é comum que exista uma quebra de “sentido” para criar um efeito crítico, humorístico, etc. Assim, tente ler diferentes gêneros para ter familiaridade com eles. Isso facilitará sua leitura.
Para questões gramaticais, utilize os livros de ensino médio, sites especializados e vídeos, observando as estruturas que você tem maiores dificuldades.
Outra dica de conteúdo gramatical que está voltada para uma leitura mais geral e instrumental do texto envolve os seguintes elementos da língua inglesa:
- tempos verbais;
- grupos nominais;
- artigos definidos e indefinidos;
- cognatos e falsos cognatos;
- marcadores discursivos;
- estrutura da frase afirmativa, negativa e interrogativa.
Assim, utilize os materiais supracitados para escolher suas leituras e os conteúdos para estudar.
Veja também: Temas de inglês que mais caem no Enem
5) Melhore o ritmo de leitura
Nós já apontamos a importância do tempo no dia da prova. Logo, para você responder bem às questões de inglês e interpretar os textos, é necessário que você tenha prática e fluidez de leitura. Portanto, leia, leia, leia!
Para melhorar o vocabulário, o que ajuda na fluidez da leitura, leia vários tipos de textos dos sites utilizados nas provas anteriores e anote em listas as palavras-chave de cada texto. Isso auxiliará, consequentemente, na leitura dos textos no dia da prova, pois você estará habituado a ler diferentes modalidades.
Por isso, não é necessário traduzir o texto todo. O importante é ter uma boa interpretação dele. Foque sua atenção, portanto, no enunciado da questão. Ela guiará sua leitura, ou seja, antes de ler o texto, leia a questão. A leitura guiada poupa tempo para poder responder às demais questões.
Durante a leitura, não se esqueça de prestar atenção nas palavras conhecidas e nas palavras cognatas para apreender o sentido geral do texto.
Resumidamente, quando for estabelecer seu planejamento de estudos para a prova de inglês, leve em consideração as seguintes dicas:
- Estude o Enem;
- Conheça a prova de Inglês do Enem;
- Controle o tempo;
- Escolha os materiais de estudo;
- Melhore o ritmo de leitura;
Bons estudos!