Neste texto será apresentada uma lista com dicas e macetes para estudar sociologia para o Enem. Primeiro serão abordadas as particularidades da prova para que você se prepare da melhor forma possível para ela. Em seguida, serão apresentadas dicas de como estudar sociologia para um melhor aproveitamento.
Leia também: Como estudar sociologia para o Enem
Tópicos deste artigo
Dicas de sociologia para o Enem
- A prova de sociologia do Enem é caracterizada por textos longos no enunciado das questões, portanto, uma leitura atenta é fundamental. Atenta não só ao texto em si, mas às informações contidas na bibliografia (autor, ano, título do livro ou do jornal do qual o trecho foi retirado).
- Além de textos corridos retirados de livros ou periódicos, também são utilizados fotos históricas, gráficos, mapas, cartas, documentos. Por isso, a capacidade de interpretação deve ser ampliada para além da leitura textual. É preciso aprender a ler e analisar dados, encontrar elementos que indiquem o contexto de fotos e documentos, e conhecer mapas.
- Muitas vezes, a questão pede uma informação contida no texto e a alternativa correta diz a mesma informação com palavras diferentes.
- Questões relacionadas à cidadania muitas vezes utilizam trechos da Constituição Federal. É importante ler os artigos 5º e 6º, sobre direitos e garantias fundamentais e direitos sociais, respectivamente, para ter-se uma melhor compreensão dessas questões.
- É necessário ter uma boa base histórica para resolver as questões de sociologia. Por isso, acontecimentos históricos, como Revolução Francesa, Revolução Industrial, transição do feudalismo para o capitalismo, formação dos Estados modernos, história política do Brasil, são essenciais para compreender e responder questões de sociologia.
- Refaça as provas dos anos anteriores, especialmente a partir de 2009, quando o atual modelo de agrupar questões da área de humanas entrou em vigor. Assim, além de familiarizar-se com o estilo das questões, você poderá identificar as dúvidas que persistirem. Esse exercício é recomendável quando o período da prova estiver próximo.
- A disciplina de sociologia contém uma carga teórica muito grande, portanto, seu estudo implica basicamente ler e interpretar textos e fatos. Para fixar o conhecimento e não se perder em meio a tantas vertentes, é importante fazer esquemas, mapas conceituais, fluxogramas. Em síntese, deve-se organizar o pensamento visualmente para processar o grande volume de informação e relembrá-la com facilidade.
- A sociologia é norteada por conceitos, e esses não são unânimes, isto é, cada autor e cada corrente têm distintas definições do mesmo tema. Portanto, quando o significado de um conceito for solicitado, observe a que autor, corrente, período histórico ele se refere.
- Para visualizar melhor as semelhanças e diferenças entre os autores clássicos, monte tabelas comparativas. Por exemplo: o que é classe social para Marx, Weber e Durkheim; o que é estratificação para Marx, Weber e Durkheim; qual o método sociológico de Marx, Weber e Durkheim; como é a divisão social do trabalho para Marx, Weber e Durkheim; quais os mecanismos de organização e coesão social para Marx, Weber e Durkheim.
Veja também: Temas de sociologia que mais caem no Enem
- Desenvolva um método próprio de leitura que facilite encontrar informações no texto. Circule as palavras-chave, encontre a afirmação principal, identifique os argumentos que confirmam essa afirmação e os que tentam refutá-la, procure exemplos ou dados que corroborem o tema. Esse ou outro método de leitura mais adequado ao seu estudo pode ser exercitado em parceria com a primeira dica, isto é, construção de mapa conceitual ou fluxograma.
- Habitue-se a fazer análises de textos e fatos, pois a sociologia, mais que aprender teorias, requer utilizá-las como explicações da realidade. Sendo assim, ao ler notícias, tente encontrar uma relação entre elas e conceitos sociológicos ligados àquele tema. Faça o mesmo ao assistir filmes com temática social, busque interpretar letras de músicas de teor social, fotos históricas, gráficos e mapas com dados sociais. Desenvolver a capacidade de interpretação contribui com todas as disciplinas.
- Estude a disciplina de sociologia de maneira conectada a outras disciplinas da área de humanas, assim terá melhor aproveitamento e visão ampla do tema. É bom lembrar que as questões do Enem são interdisciplinares. Por exemplo: ao estudar conceitos de Marx, Weber e Durkheim sobre a organização social do trabalho, estude também a Revolução Industrial e a história dos movimentos operários. Ao estudar Estado democrático de direito, volte aos filósofos contratualistas Hobbes, Locke e Rousseau, cujas ideias de contrato social foram fundamentais para a formação dos Estados modernos. Ao estudar sustentabilidade, questão indígena, conflitos agrários, busque saber conceitos geográficos sobre território, geopolítica e climatologia.
- Sempre busque o contexto do texto. Nessa dica entra o estudo de história como aliado da sociologia. Perguntas-chave como: quando, onde e por que auxiliam o exercício de situar o texto num período histórico e de verificar sua validade explicativa para aquele momento, comparando-o com o tempo atual e observando o que nele mudou e o que permaneceu. Exemplo: quando Marx realizou seus estudos? Como era o capitalismo nessa época? Como era o trabalho fabril? Havia direitos trabalhistas? Como se formaram os movimentos operários? O que eles conseguiram?
- Por último, mas não menos importante, utilize todas as ferramentas disponíveis para enriquecer seu estudo. Ainda que leitura e escrita sejam as principais formas de estudar sociologia, não abra mão de leituras virtuais sobre temas específicos, videoaulas, podcasts e simulados. Tudo isso você encontra nos portais Brasil Escola e Alunos Online. Além disso, jornais de renome nacional, como o Nexo, preparam newsletter de atualidades para que você receba as notícias atuais continuamente, esse também é um recurso a ser aproveitado.
Crédito das imagens
[1] rafapress / Shutterstock