A competência 3 da redação do Enem avalia o projeto de texto, ou seja, uma organização prévia ao texto, que deve demonstrar estratégia e organização. O processo comporta quatro etapas:
-
seleção;
-
relação;
-
organização; e
-
interpretação.
Sendo assim, após a leitura do tema e da explosão de ideias, o candidato deve selecionar o que for mais pertinente, relacionar as diferentes escolhas, organizá-las em ordem estratégica e interpretá-las, apresentando sua leitura crítica sobre o exposto.
Leia também: Coesão textual na redação do Enem
Tópicos deste artigo
- 1 - O que é avaliado na competência 3 da redação do Enem?
- 2 - Dicas para tirar a nota máxima da competência 3 da redação do Enem
- 3 - As 5 competências da redação do Enem
O que é avaliado na competência 3 da redação do Enem?
A competência 3 do Enem propõe que o candidato deve:
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. (Inep)
Desse modo, essa competência avalia o famoso projeto de texto, que é a organização prévia à escrita e que serve para orientar as ideias e informações, no intuito de melhorar a argumentação e o poder de convencimento do texto. Para que o candidato consiga construí-lo adequadamente, ele precisa atentar aos quatro tópicos exigidos pelo enunciado: selecionar, relacionar, organizar e interpretar, obedecendo a essa ordem.
-
Selecionar: a primeira etapa é a seleção do repertório, das ideias e dos argumentos que serão apresentados na redação. Essa seleção ocorre após o candidato ter pontuado as ideias soltas que vieram à sua cabeça. Por isso, essa etapa deve ser cuidadosamente realizada, priorizando repertórios que se relacionem entre si, bem como informações atualizadas, verídicas e originais.
-
Relacionar: a segunda etapa é a de relacionar. Feita a seleção do que será apresentado, o candidato deve analisar como as diferentes informações selecionadas se relacionam, quais são os pontos em comum e quais pontos se contradizem. O estudo da relação ajuda na coerência e coesão do texto, pois, além de construir um sentido sólido e diversificado, também produz fluidez e conexão entre as partes.
-
Organizar: a organização é a lapidação de todas as informações selecionadas e relações estabelecidas. O texto dissertativo precisa defender um ponto de vista, por isso o autor deve conduzir o leitor na análise de um raciocínio que se conclui na tese. Um raciocínio só é bem compreendido quando possui uma organização estratégica que visa direcionar o leitor daquilo que é conhecido para o que é novo.
-
Interpretar: por fim, é essencial interpretar tudo que foi exposto no texto. A tese é uma opinião pessoal defendida logicamente por meio de raciocínios entre fatos, informações e interpretação. Todo o melhor repertório não é suficiente para expressar o que “o autor quer dizer”. A redação do Enem exige que o candidato exponha suas análises autorais sobre os dados. Toda informação que for inserida e toda relação estabelecida devem ser explicadas por meio da interpretação.
Dicas para tirar a nota máxima da competência 3 da redação do Enem
Como foi observado, a competência 3 possui diferentes tópicos, que são conjuntamente avaliados. O bom desempenho em tais tópicos possibilita um projeto de texto identificável, ao mesmo tempo que a redação ganha força argumentativa. Para ter uma boa avaliação na competência 3, seguem algumas dicas.
-
Leia atentamente o tema proposto e utilize informações, fatos e opiniões dentro do recorte específico.
-
Deixe todas as ideias virem à cabeça, para depois selecionar as melhores.
-
Escolha informações verídicas, relevantes e atualizadas.
-
Apresente informações, fatos e opiniões bem relacionadas ao tema proposto.
-
Defenda sua tese de modo consistente e bem organizado. Decida previamente o que vai ser dito na introdução, desenvolvimento e conclusão; depois analise se as ideias estão relacionadas entre si.
-
Escolha para a introdução as informações mais conhecidas e, para os argumentos, as informações mais inovadoras.
-
Elabore uma estratégia para convencer o leitor da sua opinião sobre o tema proposto, como: causa e consequência do problema; causa e causa do problema; consequência e consequência; ponto positivo e ponto negativo, etc.
-
Desenvolva toda informação, fato e opinião do texto, apresentando sua interpretação. Após indicar o repertório, explique quais pontos em comum você verificou entre as informações, o tema e a sua opinião, sem utilizar a 1ª pessoa.
-
Utilize a explicação para esclarecer os raciocínios apresentados.
-
Escolha repertório que se relacione entre si, de modo que o texto apresente uma direção.
-
Apresente uma organização textual, parágrafos bem divididos, com tamanhos semelhantes e escrita cuidadosa.
-
Releia as interpretações e analise se não há ideias que se contradizem gravemente, comprometendo a argumentação.
Veja também: Como fazer uma redação nota 1000 no Enem
As 5 competências da redação do Enem
A redação do Enem é avaliada com base nas cinco competências da matriz de referência. Cada competência vale 200 pontos, e a pontuação final é a soma das notas individuais das competências, por isso o candidato deve considerar e estudar todas. Abaixo segue o enunciado de cada uma.
-
Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
-
Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
-
Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
-
Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
-
Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os Direitos Humanos.