Como estudar Física para o Enem? Por onde começar? Quais temas precisam de mais atenção? Por onde estudar? Se você já se deparou com alguma dessas dúvidas, este artigo é para você! Preparamos um tutorial que vai te ajudar a se preparar para gabaritar todas as questões de Física que caírem no Enem. Vamos lá?
Leia também: O que estudar de Física para o Enem?
Tópicos deste artigo
Preparação
- 1º passo – Organize um ambiente de estudos livre de coisas que tiram o seu foco (celular, televisão, barulho, etc.) e tenha um horário fixo para estudar Física. É importante que você faça disso uma rotina. No começo pode ser um pouco difícil, mas logo você se acostuma e passa a gostar cada vez mais da matéria.
- 2º passo – Faça anotações, fichamentos, resumos, mapas mentais e tudo mais que possa te ajudar a organizar suas ideias e novas descobertas enquanto estiver estudando. Organize tudo em uma pasta ou fichário. Quanto mais organizado você for, mais eficiente será o seu estudo.
Começando os estudos
→ 1º passo
Crie o hábito de ler a teoria de cada tema de Física que for estudar. Muitos estudantes consultam resumos breves ou assistem a uma ou duas videoaulas sobre o tema e já partem para a resolução de exercícios, e isso pode até funcionar, caso você já entenda a teoria por trás de cada conteúdo. Procure sempre consultar livros de diferentes autores e acessar sites educacionais bem consolidados para ter acesso a conteúdos confiáveis.
→ 2º passo
Tente identificar quais são as suas dificuldades: o que te impede de resolver um exercício? Você tem problemas com a Matemática, com a interpretação do exercício? Saber qual é a sua dificuldade te ajuda a planejar melhor sua rotina de estudos. Confira algumas dicas sobre o que você pode fazer caso tenha alguma dificuldade.
-
Dificuldades com a matemática
Se esse é o seu problema, então procure dominar as operações mais simples, isto é:
- operações com frações;
- notação científica;
- potenciação;
- geometria;
- conversão de unidades de medida, etc.
-
Dificuldades com a interpretação dos exercícios
Leia e releia o exercício quantas vezes for necessário. Procure sublinhar os comandos das questões, isto é, aquilo que se pede no enunciado, e lembre-se de anotar os dados fornecidos pelo exercício antes de começar a resolvê-lo. Se isso não for o suficiente, desenhe! Isso mesmo! Desenhe a situação descrita no enunciado. Mesmo que você não saiba desenhar, faça um esquema que te ajude a visualizar o que se pede. A Física trata da natureza e, portanto, de situações concretas, por isso visualizá-las vai te ajudar bastante na resolução de problemas.
Leia também: Dicas para fazer a prova de Física do Enem
→ 3º passo
Refaça os exercícios que seu professor fizer durante a aula: observar a resolução de um exercício é completamente diferente de resolvê-lo por conta própria, por isso é importante tentar resolver novamente tudo que tiver sido feito em sala, na videoaula ou no livro.
→ 4º passo
Todo conteúdo dentro da Física é importante, no entanto é bom saber quais são as matérias mais cobradas no Enem para que, assim, você possa investir um pouco mais de tempo nelas.
1) Mecânica
É o conteúdo de Física mais cobrado no Enem. Concentre-se em estudar:
- movimentos uniforme e uniformemente variado;
- leis de Newton;
- energias cinética, potencial e mecânica.
2) Eletricidade
Dê bastante atenção ao conteúdo de eletrodinâmica, a saber:
- circuitos elétricos;
- associação de resistores;
- potência elétrica;
- consumo de energia elétrica, etc.
3) Ondulatória
- propriedades das ondas e formas de propagação;
- fenômenos ondulatórios, tais como reflexão, refração, interferência, velocidade de propagação, ondas estacionárias etc.
4) Termologia
Aqui tem bastante conteúdo, mas vale a pena revisar bem:
- termometria;
- calorimetria;
- leis dos gases;
- leis da termodinâmica;
- máquinas térmicas.
5) Óptica
Comece estudando a óptica geométrica – espelhos planos, esféricos côncavos e convexos, bem como as lentes. Procure entender com clareza como se formam as imagens em cada um desses sistemas.
Se você começou a estudar Física hoje, entenda que leva um certo tempo para que você esteja preparado para encarar uma prova como o Enem. Esse tempo varia de pessoa para pessoa, por isso o importante é não desistir. Concentre-se no processo, e não no resultado, assim você irá desfrutar muito mais do seu estudo.