Você já se perguntou como estudar Biologia para o Enem? Essa disciplina é uma área extremamente ampla e, muitas vezes, o candidato não sabe como filtrar o conteúdo ou como conseguir efetivamente fixar tantos conceitos importantes. A seguir apresentamos algumas dicas valiosas que lhe ajudarão na preparação para a prova.
Tópicos deste artigo
- 1 - 1. Faça uma análise dos temas mais cobrados nas provas de Biologia
- 2 - 2. Não se esqueça dos conhecimentos básicos da disciplina
- 3 - 3. Trabalhe sua interpretação de textos, gráficos e tabelas
- 4 - 4. Adote um método de estudo que lhe ajude a fixar o conteúdo estudado
- 5 - 5. Resolva exercícios e simulados
1. Faça uma análise dos temas mais cobrados nas provas de Biologia
O primeiro passo para estudar Biologia para o Enem é pesquisar quais temas foram mais cobrados nas provas anteriores e focar no estudo desses temas recorrentes. Vamos lhe ajudar nessa tarefa indicando alguns assuntos que merecem atenção:
Temas recorrentes de Biologia no Enem |
Sem dúvidas, a área mais cobrada em provas de Biologia do Enem é Ecologia. Temas como relações ecológicas, poluição e cadeia alimentar já foram abordados em questões do exame anteriormente. Conhecer o corpo humano também é fundamental. No que diz respeito à Genética, biotecnologia destaca-se como um assunto muito cobrado. Também é importante conhecer bem as células, suas estruturas e funções.
É importante deixar claro que você não deve apenas focar nessas áreas, uma vez que as provas mudam todos os anos. Entretanto, é importante conhecer essas tendências e manter-se atento aos conteúdos mais cobrados, pois o padrão pode repetir-se. Vale destacar que algumas áreas, antes pouco cobradas, tiveram um aumento do número de questões nos últimos anos. Botânica, por exemplo, tem se mostrado uma tendência.
Leia também: Genética nas provas do Enem
2. Não se esqueça dos conhecimentos básicos da disciplina
Muitas pessoas acabam se preocupando com conteúdos que julgam complexos e, assim, esquecem-se da importância do conhecimento básico da disciplina. Você está familiarizado, por exemplo, com os termos utilizados em Genética? E aqueles conhecimentos básicos de Ecologia? Apesar de o Enem não ser uma prova focada em definições de conceitos, é fundamental conhecê-los para responder a algumas questões.
3. Trabalhe sua interpretação de textos, gráficos e tabelas
O Enem frequentemente traz questões em que textos, gráficos ou tabelas devem ser analisados para que seja possível responder à pergunta. É importante você estar preparado para realizar essas análises. Se você não tem facilidade com isso, uma dica é separar questões com esse perfil e tentar resolvê-las. Vale destacar que um dos fatores que atrapalham a interpretação de dados é a falta de atenção. Sendo assim, na hora da prova, respire fundo e procure realizar uma análise atenta da questão.
4. Adote um método de estudo que lhe ajude a fixar o conteúdo estudado
Estudar apenas fazendo a leitura de textos nem sempre é eficiente para todos os candidatos. Cada pessoa aprende de uma maneira, e aquela dica infalível para mim pode não ser tão boa para você. Veja a forma que mais lhe traz resultados satisfatórios e adote-a durante os estudos. Dentre as técnicas de estudo existentes, podemos citar a criação de resumos, fichamentos, fichas de estudos, mapas mentais, uso de acrônimos para ajudar na memorização, entre outras.
Leia também: Cinco conceitos ecológicos que não se deve confundir no Enem
5. Resolva exercícios e simulados
Muitas pessoas pensam que a preocupação com a resolução de exercícios deve limitar-se ao estudo de matérias da área de exatas e que a Biologia é uma disciplina que se aprende facilmente apenas com a leitura. Entretanto, ao fazer exercícios e simulados, você entende melhor como o conteúdo pode ser abordado e, com o tempo, vai percebendo os pontos mais importantes de cada área da Biologia. Ao refazer as provas dos exames anteriores, você entende também como as questões são apresentadas, evitando surpresas na hora da prova.