O handebol é um esporte criado pelo alemão Karl Schelenz, em 1919. Tal prática foi resultado de uma adaptação do futebol, onde duas equipes tentam fazer gols com as mãos, ao invés dos pés. O handebol é praticado em 183 países por 31 milhões de pessoas em todo o mundo.
O jogo é disputado em uma quadra retangular com 40m de comprimento e 20m de largura. O gol mede 2m de altura e 3m de largura, sendo delimitado por uma linha reta de 3m traçada 6m à frente da baliza. A duração do jogo é de dois tempos de 30 minutos com 10 minutos de intervalo.
São formadas duas equipes de 12 jogadores, no entanto, entram em quadra 6 jogadores na linha e um goleiro, os outros são reservas. O objetivo básico do handebol é acertar a bola no gol adversário. Se o jogo terminar empatado, joga-se a prorrogação, composta por dois tempos de cinco minutos.
Durante a partida, o jogador pode lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco e joelhos. É permitido segurar a bola por, no máximo, 3 segundos. Os jogadores movimentam a bola até chegar ao gol adversário por meio de passes; caso queiram andar mais com a bola é necessário batê-la no chão, semelhantemente ao basquete.
Os jogadores devem seguir certas regras em relação à conduta com o adversário, caso contrário, serão penalizados. Não é permitido barrar o caminho do adversário, arrancar a bola de suas mãos, utilizar o punho para tirar-lhe a bola, nem lançar a bola de modo perigoso para o adversário.