O futebol foi trazido para o Brasil por Charles Miller que no ano de 1894 voltou para o Brasil da Inglaterra onde estudava e trouxe a primeira bola de futebol. Para alguns, Miller teria sido maior que o Rei Pelé, pois foi um jogador de extrema habilidade e de uma vasta experiência e um perfeito domínio das regras do futebol. O futebol é jogado por duas equipes com 11 jogadores cada uma onde um é o goleiro. A partida só tem início quando os times estiverem com 11 jogadores no máximo ou no mínimo sete. No decorrer do jogo, o técnico de cada time poderá fazer no máximo três substituições. Os jogadores poderão ser expulsos do jogo pelo árbitro por motivos legais e este não poderá ser substituído ficando o grupo desfalcado.
O primeiro jogo de futebol que aconteceu no Brasil foi Funcionários da Companhia de Gás X Cia. Ferroviária São Paulo Railway no dia 14 ou 15 de abril de 1895 ( o dia da partida não é bem definida sabendo que foi ou no dia 14 ou no dia 15) onde a Cia Ferroviária fez 4 gols e a Companhia de Gás fez 2 gols. O primeiro clube a disputar jogos no Brasil foi o São Paulo Athletic em 1895. foi fundado em 13 de maio de 1888 e deixou o futebol em 1911.
As primeiras bolas eram das marcas Shoot, Fussboll e Dupont. A pioneira era a Shoot que foi trazida por Charles Miller. As bolas eram bastante semelhantes entre si e bem diferentes das bolas de hoje, pois as bolas de antigamente possuíam uma abertura por onde era colocada uma câmara de inflável de borracha. Para fechar a abertura usavam um cadarço reforçado para não abrir durante o jogo só que era um problema para os jogadores que quando iam cabecear a bola machucava a cabeça então surgiu o hábito de usar toucas para proteger a cabeça.
Um artesão chamado Caetano começou a fabricar as primeiras bolas brasileiras em sua sapataria na Rua Ipiranga em São Paulo e rapidamente outros sapateiros entraram no ramo de fabricação de bolas de futebol. O Brasil então passou a importar e exportar bolas principalmente para a Argentina e Uruguai.
Na década de 40, a bola já era sem a abertura e o cordão, a costura era interna. Porém havia outro problema, as bolas feitas de couro encharcavam nos dias chuvosos e então ficava pesada demais fazendo com que os jogadores enfaixassem os pés para conseguir chuta-la sem machucar.
Na copa de 62, a bola passou a ser feita com dezoito gomos ficando mais perfeita e estável. A cor preferida era a branca que facilitava em jogos noturnos e na copa de 70 passou então a ser usada também durante o dia.