O Dia Internacional da Educação é uma data comemorativa que celebra a importância da educação e de iniciativas que promovam seu desenvolvimento pelo mundo. No Brasil, existem duas propostas para a celebração dessa data: 24 de janeiro, em razão de uma ação da ONU, e 28 de abril, em virtude de um fórum de educação que foi realizado em 2000.
Acesse também: 5 de maio – Dia Mundial da Língua Portuguesa
Tópicos deste artigo
Educação e sua importância
A educação é uma das ferramentas mais importantes que o ser humano possui atualmente, pois é por meio dela que o ser humano pode compreender o mundo ao seu redor, assim como desenvolver um pensamento crítico que o permita analisar com melhor capacidade os acontecimentos do cotidiano.
Além disso, a educação também é extremamente importante porque permite que o indivíduo possa ter melhores oportunidades ao longo da sua vida. Muito além das oportunidades, a educação garante também a formação de seres humanos que tenham respeito pelo próximo e tenham apego a conceitos importantes no nosso mundo, como os Direitos Humanos.
O investimento em educação é extremamente necessário, pois garante inúmeros benefícios tanto para o indivíduo quanto para a nação que investe nessa área. O papel da educação na construção de sociedades melhores e mais justas torna o investimento nessa área muito relevante e, por isso, as nações unem esforços para garantir que a educação prospere em todo o planeta.
O avanço da educação no planeta só é possível mediante iniciativas dos poderes públicos de todas as nações para possibilitar um estudo de qualidade, com boa estrutura e bons profissionais. Pensando no valor da educação, propõe-se a criação de datas comemorativas que sirvam como momento de valorização dessa área, mas também de reflexão para que propostas em seu benefício possam ser pensadas.
Acesse também: 23 de abril – Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
Dia Internacional da Educação
Atualmente, no Brasil, celebra-se o Dia Internacional da Educação em duas datas. Uma dessas datas foi proposta pela ONU, enquanto a outra é celebrada por educadores por conta de um evento da educação realizado no ano de 2000. As duas datas são 24 de janeiro e 28 de abril. Ao longo deste texto, vamos entender o porquê dessas duas datas.
A primeira data (24 de janeiro) faz menção à Organização das Nações Unidas, a ONU, que celebra essa data comemorativa nesse dia. A educação é algo extremamente importante para a ONU, que possui uma agência dedicada a assuntos como esse. Essa agência é a Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
A ONU entende que a educação é essencial para a construção de um mundo mais igualitário e pacífico. Além disso, o direito à educação e instrução é um dos direitos mais básicos da humanidade e consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento emitido pela própria ONU, em 1948.
Ademais, a ONU procura realizar iniciativas que incentivem os governantes a promoverem melhorias nessa área. Uma dessas iniciativas se deu com a formação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecidos como ODS, que são metas estipuladas pela ONU para serem cumpridas até 2030.
Ao todo, são 17 áreas de desenvolvimento, e a educação é o quarto objetivo. O Brasil é um dos países signatários dessas metas. Por fim, outra iniciativa da ONU está na própria criação de uma data comemorativa para a educação, que é conhecida, como vimos, como Dia Internacional da Educação.
Essa data comemorativa foi criada após uma Assembleia Geral, realizada em 3 de dezembro de 2018. Portanto, a primeira celebração dessa data comemorativa se deu no ano de 2019. A criação dessa data é parte dos esforços da ONU para confirmar todas as ações que estão sendo feitas e para incentivar que novas ações em benefício da educação sejam realizadas.
Acesse também: 1º de janeiro – Dia Mundial da Paz
-
Por que alguns consideram o 28 de abril?
Apesar de o 24 de janeiro ser reconhecido pela ONU, existem aqueles que levem em consideração o dia 28 de abril como Dia Internacional da Educação. Aqui no Brasil, o Ministério da Educação, o MEC, já realizou publicações oficiais reconhecendo o dia 28 de abril. A nomenclatura utilizada para a data comemorativa foi “Dia Mundial da Educação”.
Essa data leva em consideração o Fórum Mundial de Educação, um evento que reuniu líderes de diferentes países em Dacar, no Senegal, entre os dias 26 e 28 de abril de 2000. O objetivo do encontro era debater propostas para melhorar a educação em todo o mundo. Ao final desse evento, foi emitida a Declaração de Dacar, um documento com metas para o avanço educacional nos países signatários.
O Brasil foi um dos países signatários da Declaração de Dacar, que foi assinada em 28 de abril de 2000. Daí vem a data para o Dia Internacional da Educação, de acordo com essa proposta.