Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving, em inglês) é um feriado dos Estados Unidos em que as pessoas se reúnem para compartilhar comida, como agradecimento pelas bençãos.

Pessoas reunidas em volta de uma mesa com um banquete servido no Dia de Ação de Graças.
O banquete servido no Dia de Ação de Graças simboliza o agradecimento, o ponto principal da comemoração.

O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving, em inglês) é um feriado nacional dos Estados Unidos comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro. A data é marcada pela reunião de familiares e pessoas conhecidas para agradecer pelas bençãos recebidas. Na ocasião, as pessoas compartilham um jantar.

A origem da data está associada à celebração pela colheita nos tempos da colonização inglesa no território americano. O dia não tem relação de maneira direta com uma religião, por isso é comemorado pelas pessoas em geral, independentemente de sua crença.

Leia também: 9 de agosto – Dia Internacional dos Povos Indígenas

Tópicos deste artigo

Origem do Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças foi comemorado pela primeira vez em 1621 em Plymouth, colônia de Massachusetts.

Colonizadores ingleses saíram das terras britânicas em 1620, a bordo do navio Mayflower e desembarcaram na região que se tornaria a Colônia de Plymouth.

Esses peregrinos ingleses conseguiram se estabelecer em terras americanas com sucesso pela primeira vez. Os colonizadores obtiveram uma colheita produtiva e convidaram os indígenas para celebrarem a conquista.

 O primeiro Dia de Ação de Graças representado em pintura a óleo de Jean Louis Gerome Ferris (1932).
 O primeiro Dia de Ação de Graças representado em pintura a óleo de Jean Louis Gerome Ferris (1932).

A festa teve a duração de três dias e contou com a participação de 53 ingleses e 90 indígenas do povo Wampanoag, de acordo com relato de Edward Winslow na obra Mourt’s Relation.

As comidas presentes nessa comemoração demonstravam os aspectos culturais dos colonizadores e dos nativos: o trigo tinha sido trazido da Europa, e os três alimentos conhecidos como “as três irmãs” (abóbora, milho e feijão), eram cultivados pelos indígenas e considerados sagrados para eles. Esses ingredientes se tornaram tradicionais nas mesas durante as comemorações

Entretanto, há críticas quanto à história mais disseminada sobre o Dia de Ação de Graças. A narrativa mais conhecida para alguns “ameniza” as tensões entre colonizadores e indígenas, de maneira que os conflitos violentos contra os povos nativos americanos não são evidenciados na versão “oficial”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A data se tornou feriado nos Estados Unidos em 1863, no contexto da guerra civil americana. O presidente Abraham Lincoln pediu em público para que os estadunidenses reservassem a última quinta-feira do mês de novembro como dia de agradecimento a Deus.

A definição do feriado para a quarta quinta-feira do mês de novembro, que nem sempre é a última, ocorreu em 1942 a partir da determinação do presidente Franklin D. Roosevelt.

Saiba mais: Colonização inglesa na América do Norte

Pratos típicos do Dia de Ação de Graças

Veja a seguir quais são os principais pratos típicos servidos no jantar do Dia de Ação de Graças.

Peru

Peru assado servido sobre frutas, um dos pratos mais presentes no banquete do Dia de Ação de Graças.
O peru é um dos pratos mais presentes no banquete do Dia de Ação de Graças.

Purê de batata

 Tigela com purê de batata sobre uma mesa, um dos principais pratos servidos no Dia de Ação de Graças.
O purê de batata é outra receita comumente servida no Dia de Ação de Graças.

Torta de abóbora

Torta de abóbora ao lado uma abóbora inteira, um dos principais alimentos servidos no Dia de Ação de Graças.
A abóbora é um alimento sagrado para os povos nativos americanos, por isso é um alimento muito presente no Dia de Ação de Graças.

Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos

O Dia de Ação de Graças é o feriado mais popular dos Estados Unidos. A data é comparada ao Natal, devido à importância simbólica de reunir familiares para um momento de agradecimento e união.

A data impulsiona a economia do país por conta do intenso deslocamento de pessoas, seja nas rodovias ou no tráfego aéreo.

Pessoas reunidas à mesa para celebrarem o Dia de Ação de Graças.
O Dia de Ação de Graças é conhecido pela reunião das pessoas à mesa.

Na sexta-feira seguinte à quinta-feira do Dia de Ação de Graças, acontece a Black Friday. Conhecida como uma das ocasiões de maior movimentação no comércio, graças aos descontos em diversos setores.

Nas refeições do Dia de Ação de Graças, o consumo de peru aumenta consideravelmente, fato que levou o dia a também ser o Dia do Peru, ou Turkey Day, como é conhecido nos Estados Unidos. De acordo com o livro Holiday Simbols and Customs, os americanos comem mais de 310 milhões de quilos de peru nessa data.

Veja também: 12 de Outubro – Dia das Crianças

Dia de Ação de Graças no Brasil

O Dia de Ação de Graças não é tão popular no Brasil quanto é nos Estados Unidos. A data ficou mais conhecida por ser a véspera da Black Friday.

O fato de não ser muito conhecida aqui está relacionado à origem da comemoração. A colonização do Brasil foi feita por Portugal e não pela Inglaterra, portanto, a tradição nasceu do processo de colonização inglesa nas terras americanas.

Por aqui é mais comum a ocasião ser comemorada por famílias de origens americana e canadense, bem como por algumas igrejas protestantes.

A Lei nº 781, de 17 de agosto de 1949, instituiu o Dia Nacional da Ação de Graças no Brasil na quarta quinta-feira de novembro. Há também o Decreto nº 57.298, de 1965, que regulamenta as comemorações da data por aqui.

Por: Lucas Afonso

Artigos relacionados

31 de outubro — Halloween ou Dia das Bruxas

Clique aqui e conheça a origem, os símbolos e as fantasias do Halloween ou Dia das Bruxas, comemorado no dia 31 de outubro.

A colonização inglesa

Pouco depois dos espanhóis e portugueses, os ingleses começaram também a explorar a costa do território norte-americano, dando início ao processo de colonização inglesa na América.

Estados Unidos

Clique aqui e descubra quais são os 50 estados dos Estados Unidos. Conheça sua bandeira, história e economia.

Independência dos Estados Unidos

Acesse este texto para saber mais detalhes acerca da independência dos Estados Unidos. Entenda as causas e como se deu esse processo.