29 de junho — Dia de São Pedro e de São Paulo

O Dia de São Pedro e de São Paulo é celebrado em 29 de junho e é uma das datas mais importantes do calendário litúrgico católico.

Pintura retratando São Pedro e São Paulo, celebrados no Dia de São Pedro e de São Paulo, que ocorre no dia 29 de junho.
O Dia de São Pedro e de São Paulo é celebrado em 29 de junho.[1]

O Dia de São Pedro e de São Paulo é celebrado em 29 de junho, sendo uma data importante do calendário litúrgico da Igreja Católica. Pedro é considerado o principal apóstolo de Cristo, responsável por difundir a religião nos seus tempos iniciais. Paulo era romano, judeu e perseguidor de cristãos; no entanto, após uma visão, tornou-se cristão e passou a ser um pregador da fé na Ásia e Europa. Os dois cristãos, que tiveram um grande papel na difusão do cristianismo, foram martirizados pelos romanos no dia 29 de junho, provavelmente no ano 67, e, por isso, a data festiva dos dois santos ocorre nesse dia.

Leia também: 24 de junho — Dia de São João

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Dia de São Pedro e de São Paulo

  • O Dia de São Pedro e de São Paulo é celebrado em 29 de junho, quando os dois santos foram martirizados.

  • A festividade faz parte das celebrações ocorridas durante a Festa Junina.

  • São Pedro, nascido como Simão, foi um ex-pescador que se tornou o principal apóstolo de Jesus Cristo. Foi crucificado de ponta-cabeça em Roma, em 29 de junho, provavelmente no ano 67.

  • São Paulo foi um ex-soldado romano, perseguidor de cristãos e que se converteu ao cristianismo em 25 de janeiro. Foi decapitado em Roma, em 29 de junho, provavelmente no ano 67.

No Dia de São Pedro e de São Paulo, o que é comemorado?

O Dia de São Pedro e de São Paulo é celebrado em 29 de junho. Nessa data, são celebradas a vida e a obra desses dois santos da Igreja Católica. O dia faz parte da Festas Junina, festa popular que celebra também o Dia de Santo Antônio (13 junho) e o Dia de São João (24 junho).

Por fazer parte da Festa Junina, o dia é marcado por apresentações de quadrilhas e outras danças típicas; por brincadeiras, como o pau de sebo, pescaria e boca do palhaço; além do consumo de comidas típicas e bebidas típicas da festa, como curau, pamonha, pipoca, paçoca, quentão, vinho quente, entre diversas outras.

Além disso, no dia de São Pedro e São Paulo, missas são realizadas em todo o Brasil em homenagem aos dois santos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a origem do Dia de São Pedro e de São Paulo?

Não existem fontes do período sobre a morte de São Pedro e São Paulo, mas, segundo a tradição católica, os dois santos foram martirizados durante uma das perseguições de Nero aos cristãos, em 29 de junho de 67.

São Pedro foi crucificado de ponta-cabeça, na Colina Vaticana, onde existia o Circo de Nero. Já São Paulo foi decapitado na Via Ostiense, uma das principais estradas romanas. A decapitação era a pena aplicada aos cidadãos romanos, caso de Paulo.

Basílica de São Pedro, no Vaticano, uma alusão à origem do Dia de São Pedro e de São Paulo.
Basílica de São Pedro, no Vaticano. A atual basílica foi edificada entre os séculos XVI e XVII.

Ainda segundo a tradição Católica, sobre o túmulo de Pedro foi construída a Basílica de São Pedro, localizada no Vaticano, a sede da Igreja Católica. Sobre o túmulo de Paulo foi edificada a Basílica de São Paulo Extramuros, durante o governo de Constantino I, ocorrido entre 306 e 337.

Dia de São Pedro e de São Paulo é dia 29 de junho por qual motivo?

Segundo a tradição católica, foi nesse dia, provavelmente no ano 67, que São Pedro e São Paulo foram martirizados pelos romanos, na época governados por Nero. Os dois pregadores cristãos foram executados em Roma no dia 29 de junho. Pedro foi crucificado de ponta-cabeça e Paulo foi decapitado.

Acesse também: 27 de setembro — Dia de São Cosme e Damião

História de São Pedro e de São Paulo

História de São Pedro

Nascido como Simão, São Pedro era pescador com seu irmão, André, que também foi apóstolo de Cristo. Simão, após testemunhar a Pesca Milagrosa, passou a seguir Cristo, sendo renomeado por este como Pedro.

Escultura de São Pedro, uma alusão ao Dia de São Pedro e de São Paulo.
São Pedro é considerado o portador das chaves do céu, por esse motivo, ele é geralmente representado segurando uma chave.[2]

Pedro acompanhou Jesus em grande parte das suas pregações e se tornou uma espécie de líder entre os 12 apóstolos. Após a morte de Jesus, mudou-se para Roma, onde continuou a pregar o cristianismo, sofrendo perseguições do Estado romano.

Pedro foi martirizado em Roma, sendo crucificado de ponta-cabeça no dia 29 de junho, provavelmente do ano 67. São Pedro é o santo mais venerado nas áreas agrícolas do Brasil, e, para ele, são feitas orações para a chuva e os bons tempos. Geralmente ele é representado com uma chave na mão, sendo o portador da chave das portas do céu. Pedro é considerado o primeiro papa da Igreja Católica e o que por mais tempo liderou a Igreja (37 anos).

História de São Paulo

Paulo nasceu na cidade de Tarso, na região do Império Romano chamada de Cilícia, no sul da atual Turquia, próximo da região do Levante. Nascido como cidadão romano, Paulo era judeu, sendo também conhecido pelo seu nome israelita, Saulo. Foi criado em Jerusalém e foi aluno de Gamaliel, um dos principais rabinos da época.

Escultura de São Paulo, uma alusão ao Dia de São Paulo e de São Pedro.
São Paulo é geralmente representado com um livro e uma espada em suas mãos.

Paulo foi um perseguidor dos primeiros cristãos, segundo suas próprias epístolas. Na estrada entre Jerusalém e Damasco, Paulo teve a visão de uma forte luz, sentindo a presença de Deus. Pelo forte brilho, Paulo perdeu a visão por três dias. Ele se converteu ao cristianismo em 25 de janeiro, entre os anos de 33 e 36.

Após a conversão, Paulo foi muito importante na difusão do cristianismo na região da Ásia Menor, Grécia e Levante. Foi martirizado em Roma, sendo decapitado, no dia 29 de junho, provavelmente do ano 67.

Paulo tem duas celebrações litúrgicas, o 25 de janeiro, data de sua conversão, e o 29 de junho, data de sua morte.

Dia de São Pedro e de São Paulo é feriado nacional?

O Dia de São Pedro e de São Paulo não é feriado nacional; mas, em muitos municípios do Brasil, os dois santos são padroeiros da cidade, e, em muitos deles, o dia é feriado municipal. A seguir, uma lista das cidades onde o Dia de São Pedro e São Paulo é feriado:

  • Alto do Rodrigues, Rio Grande do Norte;

  • Boa Vista, Roraima;

  • Capinópolis, Minas Gerais;

  • Carapicuíba, São Paulo;

  • Cajazeiras, Paraíba;

  • Caririaçu, Ceará;

  • Conceição das Alagoas, Minas Gerais;

  • Divino, Minas Gerais;

  • Garibaldi, Rio Grande do Sul;

  • Guararapes, São Paulo;

  • Muriaé, Minas Gerais;

  • Matinhos, Paraná;

  • Pato Branco, Paraná;

  • Praia Grande, São Paulo;

  • Rio Grande, Rio Grande do Sul;

  • Rolândia, Paraná;

  • Santa Maria Madalena, Rio de Janeiro;

  • São João do Paraíso, Minas Gerais;

  • São Pedro, São Paulo;

  • São Pedro do Sul, Rio Grande do Sul;

  • Serra, Espírito Santo;

  • Teixeira de Freitas, Bahia;

  • Teófilo Otoni, Minas Gerais;

  • Viradouro, São Paulo;

  • Tupã, São Paulo;

  • Monte Azul Paulista, São Paulo;

  • Camocim, Ceará;

  • Paracambi, Rio de Janeiro.|1|

Em São Paulo, o feriado municipal ocorre em 25 de janeiro, dia da conversão de Paulo ao cristianismo. A cidade foi fundada pelos jesuítas, em 25 de janeiro de 1554, e recebeu o nome de São Paulo do Piratinga. O feriado de São Paulo é laico, pois nele é celebrado a fundação de São Paulo e não a conversão de Paulo.

Nota

|1|EXAME. Dia de São Pedro é feriado ou ponto facultativo? Conheça a origem da data. Disponível em: https://exame.com/pop/dia-de-sao-pedro-e-feriado-ou-ponto-facultativo-conheca-a-origem-da-data/.

Créditos das imagens

[1]hramikona / Shutterstock

[2]EnricoAliberti ItalyPhoto / Shutterstock

Fontes

EXAME. Dia de São Pedro é feriado ou ponto facultativo? Conheça a origem da data. Disponível em: https://exame.com/pop/dia-de-sao-pedro-e-feriado-ou-ponto-facultativo-conheca-a-origem-da-data/.

HOLMES, J. Derek. História da Igreja Católica. Editora Edições 70, Lisboa, 2006.

RIES, Julien. A ciência das religiões: história, historiografia, problemas e método. Editora Vozes, São Paulo, 2019.

Por: Jair Messias Ferreira Junior

Artigos relacionados

5 simpatias de Festa Junina

Clique aqui e conheça 5 das principais simpatias de Festa Junina, uma das festividades mais tradicionais do Brasil.

Catolicismo

Nome usado para indicar os aderentes à Igreja Católica Romana.

Festa Junina

Clique aqui e saiba o que é a Festa Junina. Conheça sua origem e suas características e descubra como ela acontece no Brasil e no mundo.

Igreja Católica

O cristianismo influenciou grande parte da cultura que marcou a Idade Média.

Império Romano

Clique aqui e conheça o longo período da história da civilização romana conhecido como Império Romano, que se iniciou em 27 a.C. e terminou em 476 d.C.

O Clero

Confira aqui a formação do clero e o seu envolvimento com a monarquia!

Símbolos da Festa Junina

Descubra quais são os principais símbolos da Festa Junina, como eles foram criados e o que representam. Veja outras curiosidades sobre os símbolos juninos.

Vaticano: sede do cristianismo católico

A importância dada ao Vaticano remonta o próprio processo de disseminação do cristianismo.