Em 1988, foi criado pelo Ministério da Saúde o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Essa data é comemorada em 27 de novembro e tem por finalidade levar o conhecimento sobre a doença para toda a sociedade a fim de diminuir o surgimento de novos casos e aumentar os índices de diagnóstico precoce.
Leia também: Qual a diferença entre tumor e câncer?
Tópicos deste artigo
O que é o câncer?
O câncer é uma doença grave que mata uma grande quantidade de pessoas anualmente, não escolhendo idade, sexo ou cor. Essa doença caracteriza-se pelo crescimento desordenado e incontrolável de células, que acabam invadindo tecidos e órgãos, causando danos muitas vezes irreversíveis. Dados indicam que a doença é a segunda principal causa de mortes no mundo, perdendo apenas para os problemas cardiovasculares.
Infelizmente, a grande maioria das mortes por câncer ocorre em virtude do diagnóstico tardio da doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 30% das mortes em decorrência dessa enfermidade poderiam ser evitadas com medidas simples de prevenção e adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Entretanto, vale destacar que os tumores apresentam causa multifatorial na maioria das vezes.
Veja também: Outubro Rosa – movimento criado a fim de divulgar informações acerca do câncer de mama e sua prevenção
Prevenção contra o câncer
Uma das principais formas de prevenir-se do câncer é evitando hábitos de vida pouco saudáveis, procurando sempre se alimentar corretamente e abster-se vícios, tais como o cigarro e o álcool. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), somente o tabagismo foi responsável em 2011 por 63.753 casos de câncer diagnosticados.
A fim de estimular a prevenção e orientar a população, o Inca desenvolveu um folheto com dez dicas. Acompanhe:
Dicas de prevenção contra o câncer
-
Não fume.
-
Tenha uma alimentação saudável, lembrando-se sempre de evitar alimentos gordurosos, salgados, embutidos e enlatados. Insira, sempre que possível, vegetais em sua dieta.
-
Realize pelo menos 30 minutos diários de atividade física.
-
Controle seu peso.
-
Faça exames ginecológicos preventivos.
-
Realize o exame clínico das mamas. Após os 50 anos, complemente o exame clínico com a mamografia. Em mulheres com fatores de risco, a mamografia pode ser feita a partir dos 35 anos.
-
Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
-
Após os 50 anos, homens e mulheres devem realizar o exame de sangue oculto nas fezes para identificar possíveis problemas no intestino.
-
Não se exponha ao Sol sem proteção no período entre 10hrs e 16hrs;
-
Escove os dentes e a língua diariamente.
Acesse os textos a seguir e conheça melhor alguns dos principais tipos de câncer que acometem a população brasileira: