Em 1992, foi sugerida, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92), a criação de uma data para lembrar a importância da água e a necessidade de preservação dos recursos hídricos. A data escolhida para comemorar o Dia Mundial da Água foi 22 de março e passou a ser comemorada a partir de 1993.
Leia também: 21 de março – Dia Internacional das Florestas
Tópicos deste artigo
- 1 - Comemorações do Dia Mundial da Água
- 2 - Importância da preservação da água
- 3 - Declaração Universal dos Direitos da Água
Comemorações do Dia Mundial da Água
A cada ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe um tema relevante para ser debatido ao redor do mundo, discussão essa que ocorre com várias ações voltadas para a conscientização a respeito da água.
Entre alguns dos temas já escolhidos para a comemoração do Dia Mundial da Água, podemos citar:
-
Lidando com a escassez da água (2007),
-
Saneamento (2008),
-
Água limpa para um mundo saudável (2010),
-
Água e segurança alimentar (2012),
-
Água e energia (2014),
-
Água e empregos: investir em água é investir em empregos (2016),
-
A natureza pela água (2018),
-
Água e mudanças climáticas (2020);
-
Valorizar a água (2021);
-
A Água nos Une, o Clima nos Move (2024).
Importância da preservação da água
A água, sem dúvidas, é um dos bens mais valiosos do nosso planeta, pois é fundamental para a sobrevivência de todos os organismos vivos. Essa substância é essencial, por exemplo, para a realização de reações químicas, faz parte da constituição do corpo dos seres vivos e transporta e elimina substâncias presentes no organismo.
Apesar de nosso planeta ser rico em água, apresentando cerca de 70% de sua superfície coberta por esse recurso, muito pouco está disponível para uso pelos seres humanos e outras formas de vida. O pouco que nos resta está sendo usado de forma desordenada e/ou sendo poluída e contaminada pelas atividades humanas, sendo necessárias ações cada vez mais eficazes em relação a essa realidade.
Veja também: 21 de setembro – Dia da Árvore
Declaração Universal dos Direitos da Água
Em 1992, no dia 22 de março, a ONU divulgou um documento denominado de “Declaração Universal dos Direitos da Água”. O objetivo do documento é
“atingir todos os indivíduos, todos os povos e todas as nações, para que todos os homens, tendo esta Declaração constantemente no espírito, se esforcem, através da educação e do ensino, em desenvolver o respeito aos direitos e obrigações anunciados e assomam, com medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicação efetiva.”
Nesse documento, importantes pontos são tratados e devem ser usados como base para qualquer ação que envolva os recursos hídricos. Observe abaixo alguns dos principais pontos dos artigos dessa declaração:
-
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.
-
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano.
-
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.
-
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.
-
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.
-
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
-
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.
-
Art. 8º - A utilização da água implica respeito à lei.
-
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
-
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Curiosidade: O Dia Nacional da Água no Brasil é comemorado também no dia 22 de março. Essa data foi instituída em 2003.