O Dia da Terra é comemorado em 22 de abril e é uma data importante para avaliarmos nossa relação com o planeta e como podemos reduzir nossos impactos negativos. A data foi comemorada pela primeira vez no ano de 1970 e foi criada em um momento em que os Estados Unidos estavam sofrendo com poluição e outros problemas ambientais. Logo o movimento se espalhou pelo mundo e o Dia da Terra passou a fazer parte do calendário de comemorações em várias partes do planeta. Na ocasião são realizadas palestras, manifestações, workshops, painéis de discussão e vários outros eventos voltados para a preservação do meio ambiente.
Leia também: Qual é a idade da Terra?
Tópicos deste artigo
Surgimento do Dia da Terra
O Dia da Terra surgiu no ano de 1970, por meio de um grande protesto nos Estados Unidos, o qual foi convocado pelo senador americano Gaylord Nelson. Nos anos anteriores a essa data, os Estados Unidos viviam uma desenfreada poluição, com indústrias lançando fumaça e resíduos no ambiente e carros pouco eficientes no quesito preservação ambiental. Além disso, em 1969, ocorreu um derramamento de óleo em Santa Bárbara, Califórnia, evento que causou grande comoção.
O senador Nelson começou, então, a organizar um movimento, aproveitando-se do momento em que viviam, o qual provocou um aumento da conscientização das pessoas em relação ao meio ambiente. Ele conversou com um congressista republicano chamado Pete McCloskey, que se tornou seu copresidente mo movimento. Eles então falaram com um jovem ativista — Denis Hayes —, que os ajudou a organizar atividades voltadas para o tema e formar uma equipe nacional, de modo a garantir que o evento ocorresse em todo o país.
O dia escolhido para o protesto foi 22 abril, uma data entre as férias de primavera e as provas finais. A escolha da data foi feita com o objetivo de garantir uma maior adesão por parte dos estudantes.
Os organizadores chamaram o evento de Dia da Terra, um nome que ajudou a impulsionar a ação e chamou a atenção da mídia. O evento foi um sucesso e teve a participação de cerca de 20 milhões de americanos, os quais se envolveram em diferentes atividades promovidas na data. O primeiro Dia da Terra foi importante para que leis ambientais fossem criadas. Com isso, o Dia da Terra se tornou global no ano de 1990, mobilizando 141 países e cerca de 200 milhões de pessoas.
Leia também: Conferências ambientais — veja as principais conferências já realizadas no mundo
Importância do Dia da Terra
O Dia da Terra, quando foi criado em 1970, representou um grande passo no que diz respeito à preservação do meio ambiente, promovendo a conscientização da população sobre o tema e estimulando a criação de leis ambientais. Muitos anos já se passaram, mas o tema ainda hoje é atual.
O planeta sofre atualmente com vários problemas, tais como o descarte inadequado de lixo, mudanças climáticas, destruição de habitat, desmatamento, poluição, extinção de espécies, degradação do solo, queimadas, introdução de espécies invasoras, caça, uso excessivo dos recursos naturais, entre outros. Esses problemas impactam de maneira direta a nossa vida, porém grande parcela da sociedade não consegue fazer essa associação, acreditando, mesmo nos dias atuais, que a destruição da natureza é importante para garantir o nosso progresso.
Movimentos como o Dia da Terra são importantes para nos mostrar como nossas ações contra o meio ambiente afetam negativamente a vida de todos os seres vivos e colocam em risco a qualidade de vida das gerações futuras. Sendo assim, é importante que usemos essa ocasião para refletirmos e também para cobrarmos a criação de leis ambientais e, acima de tudo, o cumprimento daquelas já existentes.
Leia também: Aquecimento global — por que esse evento climático merece nossa atenção?
Como posso ajudar o meio ambiente?
Muitas pessoas acreditam que suas ações individuais têm pouco impacto na preservação do meio ambiente. Entretanto, se cada um fizer sua parte, podemos ajudar a salvar o planeta. A seguir apresentamos dicas simples que você pode adotar no seu dia a dia.
-
Reduzir o tempo de banho.
-
Desligar a torneira enquanto escova os dentes.
-
Reaproveitar a água da máquina de lavar.
-
Captar a água da chuva para realizar tarefas como limpar as calçadas.
-
Regar as plantas pela manhã ou no final do dia, pois, desse modo, você reduz a perda de água por evaporação, garantindo maior economia de água.
-
Ao lavar o carro, por exemplo, troque a mangueira por baldes.
-
Desligar as luzes ao sair de um ambiente.
-
Utilizar lâmpadas de LED.
-
Desligar eletrodomésticos que não estão sendo utilizados.
-
Reduzir o uso de carros e, sempre que possível, locomover-se a pé, utilizar bicicletas ou fazer uso do transporte público, o qual garante a locomoção de uma grande quantidade de pessoas em apenas um veículo.
-
Não jogar lixo em locais inadequados.
-
Separar o lixo para reciclagem.
-
Reaproveitar produtos.
-
Reduzir o consumo de plástico.
-
Fazer escolhas conscientes, evitando o consumismo.
-
Ensinar a outras pessoas formas de preservar o meio ambiente.