No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore, uma celebração à importância desse recurso natural. Essa data, que é comemorada apenas no Brasil, foi escolhida em razão da proximidade com a primavera, que, no Hemisfério Sul, inicia-se no dia 23 de setembro.
Leia também: 05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente
Tópicos deste artigo
Qual a importância das árvores?
As árvores, que são plantas lenhosas de grande porte, são essenciais para o nosso meio ambiente e também para o nosso desenvolvimento econômico. No que diz respeito ao meio ambiente, a árvore relaciona-se com diversas funções, tais como:
- Aumento da umidade relativa do ar por meio do mecanismo de evapotranspiração;
- Diminuição de erosões, uma vez que as raízes dessas plantas funcionam como uma verdadeira rede que agrega o solo;
- Fornecimento de oxigênio pelo processo de fotossíntese;
- Redução da temperatura;
- Abrigo para diversas espécies de animais;
- Fornecimento de alimento para diversos organismos.
Em relação às aplicações econômicas, as árvores são usadas como matéria-prima para a fabricação de móveis, casas e esculturas, por exemplo. Além disso, possuem celulose, que é extraída de pinheiros e eucaliptos para a confecção do papel, e compostos importantes que podem ser usados para a fabricação de medicamentos e cosméticos. Não podemos esquecer, é claro, os frutos que são comercializados e os produtos deles derivados.
Leia também: 21 de março - Dia Internacional das Florestas
Quais as consequências da retirada de árvores?
Apesar de sua grande importância, frequentemente as árvores são arrancadas de grandes áreas para a construção de obras e para o desenvolvimento da agricultura e pecuária. A degradação dessas áreas pode desencadear problemas, como:
- assoreamento de rios;
- diminuição da umidade relativa do ar;
- desertificação;
- diminuição da biodiversidade;
- redução do regime de chuvas, a depender do tamanho da área afetada.
No ambiente urbano, a retirada de árvores também afeta diretamente a população. Apesar de muitas pessoas afirmarem que as árvores estragam a rede elétrica, calçadas, muros e outras estruturas, elas garantem uma melhor qualidade de vida.
Uma cidade arborizada apresenta:
- menos calor;
- menos ruídos;
- ar mais puro e com maior umidade;
- menos partículas em suspensão;
- menos enchentes – já que elas diminuem o escoamento superficial da água.
Além de tudo isso, elas ainda deixam a cidade com um aspecto mais agradável.
Percebe-se, portanto, que as árvores são extremamente importantes para a sobrevivência e qualidade de vida de várias espécies. Assim sendo, torna-se fundamental a preservação das espécies arbóreas, assim como de todo o ambiente.
No dia 21 de setembro, não se lembre apenas de plantar uma árvore, lembre-se também de lutar pela sobrevivência de tantas outras.