O dia 15 de Outubro é marcado pelas comemorações em homenagem ao trabalho dos professores. Os profissionais da educação possuem enorme importância no processo de formação dos indivíduos da sociedade, por isso não é surpresa que exista um dia dedicado à profissão do educador na grande maioria dos países.
Leia também: Dia Internacional da Educação
Tópicos deste artigo
Criação do Dia dos Professores
Existem algumas versões sobre o motivo da escolha dessa data específica. Uma delas tem por justificativa o fato de se tratar da mesma data, no ano de 1827, em que um Decreto Imperial, instaurado pelo então imperador do Brasil, Dom Pedro I, criou o Ensino Elementar no Império brasileiro.
O decreto estabelecia que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras” e, além disso, regulamentava outra variada gama de assuntos, como o salário dos professores e o currículo de ensino que deveria ser implementado.
Uma segunda versão conta a história do professor Salomão Beker, que, em 1947, quando lecionava no Ginásio Caetano de Campos em São Paulo, reuniu-se com outros três colegas de profissão, Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, para organizar um encontro para o dia 15 de outubro. A confraternização se justificaria pelo longo período de aulas que se seguia no segundo semestre do ano letivo, que se iniciava no dia 1º de Julho e só acabava no dia 15 de dezembro.
Com apenas dez dias de férias dentro desse grande espaço de tempo, os professores acreditavam que um dia dedicado à confraternização e à avaliação dos rumos que tomaria o restante do semestre era necessário para evitar a exaustão tanto dos alunos quanto dos professores.
Essa celebração acabou popularizando-se entre as escolas da cidade e do país e, em 1963, foi oficializada pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro, que estabelecia que: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Leia também: 11 de agosto — Dia do Estudante
Importância da educação e do educador
A importância da educação em nossas vidas é bastante aparente quando observamos de quantas maneiras podemos ser prejudicados ou privilegiados a partir da quantidade de conhecimento e experiência que acumulamos. A educação formal, aquela que recebemos na escola, está dentro desse contexto, e o professor acaba tornando-se um grande mediador entre o conhecimento formal e o aluno.
O educador é o responsável pela apresentação do conhecimento formal, mas é ele também o privilegiado pela experiência de ensinar e, ao mesmo tempo, aprender a partir de sua convivência com o mundo diferente de seus alunos. O preço da educação é inestimável e, provavelmente, todos devem concordar com isso. Portanto, a apreciação por aqueles que se dedicam a essa inestimável e árdua tarefa é também a apreciação da tarefa hercúlea de educar.