Zabivaka é o mascote da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e representa um lobo. O mascote foi desenvolvido pela estudante de design Ekaterina Bocharova e foi escolhido pelo povo russo com 53% dos votos. Assim como os outros mascotes, o objetivo de Zabivaka é promover a Copa do Mundo e garantir ainda mais alegria aos estádios. O nome Zabivaka significa “aquele que marca o gol” em russo.
Como vimos, Zabivaka é um lobo antropomórfico, ou seja, um lobo que possui características humanas. Na Rússia, os lobos atuam como importantes predadores, sendo bastante conhecidos no local. Assim sendo, Zabivaka, além de animar a Copa, leva-nos a conhecer um pouco mais a respeito da fauna local.
Tópicos deste artigo
→ Um pouco mais a respeito dos lobos
Existem diferentes espécies de lobo ao redor do planeta. O lobo-cinzento (Canis lupus) foi o mamífero mais amplamente distribuído pelo mundo no passado. De acordo com a IUCN (International Union for Conservation of Nature - União Internacional para a Conservação da Natureza, em português), atualmente, o lobo-cinzento encontra-se extinto em grande parte da Europa Ocidental, México e parte dos Estados unidos, possuindo, portanto, uma distribuição atual mais restrita.
O lobo-cinzento foi um dos mamíferos mais amplamente distribuídos no mundo
O homem apresenta um papel primordial na redução do número de lobos-cinzentos ao redor do mundo. Entre os problemas enfrentados pelos lobos, devemos citar a fragmentação de habitat e a diminuição do número de suas presas.
→ Características importantes sobre os lobos-cinzentos
O lobo-cinzento é carnívoro e come, principalmente, animais como alces, veados e caribus, entretanto, pode alimentar-se também de gado, carniça e até mesmo lixo. Na caçada, comunicam-se por meio do uivo. Além da caçada, o uivo pode ser um aviso de perigo, uma forma de localizar membros do grupo e para avisar outros indivíduos de que aquele é o território de um determinado grupo.
O lobo vive em grupos formados geralmente por um par reprodutivo, seus descendentes e outros membros não reprodutivos
Esses animais são encontrados em alcateias, as quais são compostas, geralmente, pelo par reprodutivo, os filhotes e outros adultos que não se reproduzem. Os filhotes alimentam-se do leite da mãe no primeiro mês de vida e, posteriormente, de carne trazida pelos membros da alcateia. Esses animais podem viver até os 13 anos de idade e atingem sua maturidade sexual por volta dos 3 anos de idade.
Atenção: Os lobos-cinzentos normalmente não atacam seres humanos.
*Crédito da imagem: fifg / Shutterstock.com