A vitamina K foi descoberta por Henrik Dann durante um estudo com galinhas que se alimentavam de uma dieta livre de gorduras e apresentavam quadros hemorrágicos. Nesse estudo, realizado em 1929, ele observou que a falta de algum componente na dieta era responsável pelo problema. Em 1935, ele descobriu que a ingestão de um composto solúvel em gordura aliviava as hemorragias. Esse composto foi denominado de vitamina K e recebeu esse nome por causa da palavra Koagulation (coagulação).
A vitamina K é encontrada naturalmente nas formas de filoquinona e menaquinona. Essa última é a forma sintetizada por bactérias, e a filoquinona é a forma predominante encontrada nos vegetais.
-
Função da vitamina K
A vitamina K atua na formação de proteínas que estão relacionadas com o processo de coagulação. Além disso, está relacionada com o desenvolvimento do esqueleto e com a manutenção dos ossos.
-
Onde a vitamina K é encontrada?
Ela está presente em alimentos de origem vegetal e também de origem animal, mas é encontrada em maior quantidade em alimentos de origem vegetal com coloração verde-escura. Entre esses alimentos, podemos destacar o espinafre, brócolis, óleos e gorduras que são ricos em filoquinona, bem como carnes, ovos e queijo que apresentam menaquinonas.
-
Recomendação diária de vitamina K
Em adolescentes com idade entre 14 e 18 anos do sexo masculino e feminino, recomenda-se a ingestão diária de 75 µg vit. Kg/dia. Em mulheres adultas de 19 a 70 anos, a recomendação é de 90 µg vit. Kg/dia. Em homens da mesma idade, são recomendados 120 µg vit. Kg/dia.
-
Como a vitamina K é absorvida?
A vitamina K é absorvida no intestino delgado e transportada pelas vias linfáticas. Sua absorção depende da bile e do suco pancreático e é potencializada pela ingestão de gordura. Essa vitamina é catabolizada no fígado e é eliminada na bile.
-
Problemas causados pela deficiência de vitamina K
A deficiência de vitamina K é um quadro relativamente pouco frequente, mas pode ocorrer por causa do uso de certos tipos de medicamento, alterações na absorção intestinal e doses elevadas de vitamina A e E. A falta de vitamina K está relacionada com diversos problemas, destacando-se, principalmente, o risco aumentado de hemorragias. Também existem estudos que relacionam a falta de vitamina K ao desenvolvimento de osteoporose.