Talvez você já tenha ouvido que a dengue é uma doença viral, causada pela picada de um mosquito chamado Aedes aegypti, não é mesmo? Afinal, o que causa essa doença, um mosquito ou um vírus? Para entender essa questão, é fundamental aprender a diferença entre vetor e agente etiológico.
→ O que são vetores?
Os vetores são os agentes que funcionam como veículos para a transmissão do causador de uma doença. Dessa forma, são os vetores que transportam o ser vivo que desencadeia uma determinada enfermidade. São exemplos de vetores algumas espécies de moluscos e insetos, como o mosquito Aedes aegypti.
Os vetores podem ser de dois tipos básicos: biológicos ou mecânicos.
• Vetores biológicos: são aqueles veículos que, além de transportar o agente causador da doença, funcionam como o local onde esse agente multiplica-se e desenvolve-se.
• Vetores mecânicos: são aqueles que apenas servem como transporte, portanto, o agente causador da doença não se multiplica, nem se desenvolve em seu organismo.
→ O que são agentes etiológicos?
O agente etiológico é também denominado de patógeno e constitui o responsável por uma determinada doença. É ele que desencadeia os sinais e sintomas típicos de uma enfermidade. Vírus e bactérias são exemplos de agentes etiológicos.
A AIDS, por exemplo, é uma doença causada pelo vírus HIV, que é seu agente etiológico. O HIV, portanto, é o responsável por provocar no organismo todas as alterações que caracterizam essa doença.
→ Resumo
Agora que sabemos os conceitos de vetor e agente etiológico fica fácil responder à pergunta inicial sobre a dengue. Essa doença é causada por um vírus que inclui quatro subtipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Esses subtipos são os agentes etiológicos e entram no nosso corpo por meio da picada de um mosquito Aedes aegypti contaminado, que é o vetor dessa doença.