Verminose é o nome dado àquelas doenças provocadas por vermes, ou seja: por animais de corpo alongado e esguio, sem membros. Tais organismos são encontrados nos filos dos platelmintos e nematelmintos, valendo ressaltar que somente a minoria de seus representantes é capaz de provocar tais problemas de saúde.
Com incidência maior em países subdesenvolvidos, em razão da maior carência de serviços de saneamento, a maioria dos vermes parasitas se aloja no sistema digestório. Nestas situações, a verminose pode se desenvolver a partir da ingestão de água ou alimentos contaminados, provocando diarreias e emagrecimento, além de, em alguns casos, anemia, tosse seca, falta de ar e irritação brônquica, podendo evoluir para um tipo específico de pneumonia (a de Loeffer). No caso da teníase, o parasita pode atingir olhos, músculos e até mesmo o sistema nervoso; provocando problemas significativos e, não raras as vezes, irreversíveis.
De forma geral, podemos dizer que medidas básicas de higiene doméstica e pessoal (incluindo a correta higienização dos alimentos e água), o uso de calçados, tratamento das pessoas acometidas, além de saneamento básico, são as principais medidas para se prevenir tais problemas.
Uma vez que cada doença possui suas peculiaridades, é interessante que os estudantes conheçam tais características com maiores detalhes, já que tal conteúdo faz parte da grade escolar tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. Mais que isso, tais informações são muito úteis para se ter ciência de quais procedimentos devem ser feitos para evitar verminoses e, em caso de pessoas acometidas, prevenir a transmissão de tais parasitas a outras pessoas.
Boa leitura!